sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA E-COMMERCE DE LOJA VIRTUAL?

QUAL A MELHOR PLATAFORMA PARA CRIAR UMA LOJA VIRTUAL PROFISSIONAL? 


Se você chegou até este artigo, provavelmente você esta buscando um grande passo para construir uma loja virtual para sua empresa ou seu negócio. Quem descobre em algum momento da sua dura vida da informática que chegou a hora de criar um negócio mais "profissa" se surpreende ao descobrir que não há quase nada na internet brasileira que ajude uma pessoa leiga sobre como criar uma loja virtual profissional. Primeiro, vamos abordar sobre como se publicavam as lojas virtuais até cerca de 10 anos atrás. 

A maioria das lojas surgiu por meio de publicação HTML, ou seja, aquela em que o web design criava página por página, cada produto. Era um trabalho monstruoso. Ainda hoje, muitas lojas virtuais no Brasil funcionam dessa forma devido a falta de mão-de-obra capacitada para programar sistema de e-commerce no Brasil. A este método de loja virtual chamaremos de "SISTEMA MANUAL DE PUBLICAÇÃO". 

Porém, com o crescimento do e-commerce, foram surgindo novas ferramentas para aperfeiçoar e agilizar a venda de produtos pela internet.
Em meados de 2008 o e-commerce praticamente explodiu no Brasil e no mundo, e desde então tem crescido a uma taxa de 164% ao ano. 

Desse crescimento, surgiu a necessidade de sistemas automatizados que permitissem uma melhor publicação das lojas virtuais. Foi aí que em 2007 surgiram as primeiras ferramentas para loja virtuais, as PLATAFORMAS!

No conceito de PLATAFORMA, o lojista ao invés de publicar por meio de página, instala uma série de arquivos em seu servidor FTP que monta uma loja online. Essas ferramentas são construídas em sua maioria à base de linguagem PHP, CSS e Banco de Dados. 

As plataforma de e-commerce, são portanto, ferramentas interativas e gerenciáveis, tal como, por exemplo, o Cpanel do seu site. O acesso a essas plataformas é feito por meio de uma URL, Login e Senha instalado pelo programador na raiz do seu site (FTP). Nessas plataformas você pode criar credenciais de administradores e empregados, limitando a função de cada um.

Por se tratar, como dito, de uma plataforma, é uma ferramenta gigantesca que irá requerer atualização, manutenção e trabalho constante do programador.

Essas plataformas seguem o mesmo conceito do B2B. Sistema B2B são mega plataformas de e-commerce que também operam vendas. Essas mega plataformas são usadas por empresas como Extra, Magazine Luiza, Casas Bahia, etc.

Você precisa compreender que quando acessa, por exemplo, o extra.com.br - na verdade não se trata de um site. O Extra.com.br é uma mega plataforma de vendas com sistema de banco de dados, publicações, controle de clientes, etc. É um sistema de gestão de e-commerce completo! 

Na  verdade, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia são a mesma empresa. Estão integradas por meio de plataforma B2B onde compartilham estoques, vendas, clientes, etc. A plataforma B2B dessas empresas brasileiras líderes do varejo são operadas pela empresa e-Hub, que é também a maior fabricante mundial de B2B neste segmento. Uma plataforma B2B custa alguns milhões por ano. Não há plataforma B2B gratuita. 

Agora, se seu comércio não é tão grande, você não precisará de uma plataforma B2B, poderá usar uma plataforma gerenciável B2C. Uma plataforma B2B será necessária quando você tiver um e-commerce muito grande, que irá consumir muitos recursos de TI, como servidor potente, espaço para banco de dados de produtos e clientes, etc. 
Uma empresa como Extra, por exemplo, deve ter cerca de 30 milhões de clientes. A plataforma B2B deles é simplesmente um prédio inteiro nos EUA.

Entendido o conceito de plataforma B2B, vamos ao que realmente nos interessa, as plataformas para reles mortais como nós:


ANTES DE COMEÇAR, LEIA O POST SOBRE INFRAESTRUTURA PARA LOJAS VIRTUAIS (IMPORTANTÍSSIMO E FUNDAMENTAL) DISPONÍVEL AQUI NO BLOG 


PRIMEIRO PASSO: Escolha a plataforma

Você deverá antes de mais nada, escolher que plataforma de e-commerce irá instalar em seu servidor para realizar suas vendas. Existem várias plataformas pagas, mas neste artigo irei abordar apenas as gratuitas. Contra as plataformas pagas, além dos preços de mensalidades, pesa que a maioria delas impõe limites de cadastramento de produtos, e a instalação é feita em servidores de terceiros, ou seja, além do acesso, nada ficará sobre seu controle ou em seu servidor. O objetivo deste artigo é fazer com que você tenha a posse da sua loja, e total controle sobre ela. 

Numa plataforma, uma vez desenvolvido o template e o visual do seu site, você só precisará publicar seus anúncios sem necessidade de editar códigos ou construir página inteiras para somente publicar 1 produto. Vamos a primeira 







Site da ferramenta: http://www.joomla.org/

Na minha opinião, o Joomla é a plataforma mais fraquinha de e-commerce. Os web developers que conversei relatam dificuldades para trabalhar com a Joomla, segundo eles, a plataforma é muito limitada e não permite muita customização. 
Joomla é um dos principais sistemas de gestão de conteúdo da atualidade. A separação entre design, programação e conteúdo permite uma grande flexibilidade na produção de sites com design extremamente customizados. Além disso, existem milhares de templates prontos que agilizam o processo de criação de sites com rapidez e menor investimento.
O Joomla! é utilizado para o desenvolvimento de lojas virtuais, blogs, revistas online, portais de conteúdo, jornais, catálogos de produtos/serviços e diversos outros formatos de conteúdo. Isso é possível devido à grande diversidade de extensões - 10.071 mil - que permitem agregar novas funcionalidades com rapidez e eficiência. Possui versões em 64 idiomas e 2,8% dos sites da internet utilizam o Joomla!. É desenvolvido em PHP e pode ser executado no servidor Web Apache ou IIS e base de dados MySQL.
Para começar a usar essa plataforma, você pode baixar os arquivos fontes no próprio site do GNU, instalar em seu servidor e começar a customizar a sua loja. Mas se você não tem conhecimento em programação, terá que contratar um web developer ou assistir muitos vídeos no YouTube até aprender a usar a ferramenta, porém, sem um curso de programação PHP será bem difícil conseguir montar a sua loja. 
Uma Loja em Joomla custa em média R$2.000 


Site da ferramenta: http://www.magentocommerce.com
Magento é o mais usado e o mais famoso. É um sistema de e-commerce desenvolvido pela Magento INC, e que possui três edições, sendo a edição CE a versão livre. O Magento está se tornando cada vez mais popular no Brasil e no mundo, sendo utilizado como base para as lojas virtuais da Uol Host no Brasil, e por grande empresas fora do Brasil, como Fox, Nokia entre outras. Isso se deve a grande flexibilidade que ele proporciona aos desenvolvedores. Sua estrutura é baseada em módulos e foi desenvolvida com base no Zend Framework.
Com mais de 150.000 lojas implantadas no mundo e presente em mais de 50 países, o Magento é considerada a plataforma de ecommerce mais popular do mundo. Em pesquisa realizada pela Aheadworks em Setembro de 2012, foi constatado que o Magento é utilizado por 31,4% das empresas. Além disso, o termo "Magento" já é mais procurado na internet do que o próprio termo "e-commerce", segundo o Google Trends.
O Magento inclui todas as funcionalidades dos grandes players do mercado, com destaque para a otimização de sites (SEO) e a infinidade de módulos (plugins) que podem ser utilizados. Sua base de programação é sólida, segura e escalável, provendo o suporte tecnológico necessário para que o e-commerce apareça e cresça
Eu particularmente recomendo para quem não precise de um site com tanto "visual" e com que não irá usar muitos recursos gráficos. A plataforma do Magento é mais funcional do que gráfica. O site do CTMD ESHOP, por exemplo, não funcionária bem com o Magento, uma vez que tem muitas imagens, cores e recursos gráficos. A reclamação que ouço dos web developers é que sites em plataforma Magento demoram mais pra carregar do que o PrestaShop, tema do nosso próximo tópico.
O Magento é base de 62% das lojas de e-commerce no Brasil, ou seja, é líder de mercado. 
Uma Loja em Magento custa em média R$4.000 






Site da ferramenta: http://www.prestashop.com/pt/
PrestaShop - O mais dinâmico, o favorito dos developers, é também a plataforma mais difícil de encontrar quem trabalhe com ela no Brasil, apesar de haver uma comunidade no Facebook que já reúne mais de 2.000 developers. O problema é que o PrestaShop é relativamente novo, surgiu em 2007. O projeto open source tem pouco mais de 10 anos. Encontrar profissional para desenvolver em PrestaShop no Brasil é uma missão complicada. Segundo levantamento que fiz, há uma quantia de menos de 20 profissionais no Brasil que dominam PrestaShop "na veia". Aventureiro tem bastante, mas profissional mesmo, são aproximadamente 20 agências brasileiras oficialmente cadastradas pelo PrestaShop Embassy.
Mas vale a pena construir uma loja em PrestaShop. Elá é uma ferramenta completa, multidinâmica e leve para seu servidor. Com isso, estão surgindo a cada dia mais lojas em PrestaShop. Recentemente, o grupo que desenvolve o PrestaShop esteve em São Paulo onde fez uma conferência para divulgar a ferramenta. Esse esforço para tornar a plataforma popular levou o PrestaShop em apenas 7 anos atingir a marca de cerca de 3,5 milhões de Lojas Virtuais, sendo líder em alguns países da Europa como Portugal, Reino Unido, França e Suiça. 
Uma Loja em PrestaShop custa em média R$3.000
PrestaShop é um sistema de E-Commerce Open Source, desenvolvido em PHP e MySQL. Sua versão mais recente é a 1.5.3, sendo que desde a versão 1.4 apresentava 65 novas características e novidades em relação a versão anterior, tornando-se um dos sistemas E-Commerce Open Source mais completos do mercado. 
O PrestaShop está disponível sob a licença Open Software. O software, que é baseado no Smarty template engine, é usado por milhares de lojas em todo o mundo, mais de 40 idiomas estão disponíveis. Ele suporta vários meios de pagamento, como o Google Checkout, PayPal, Mercado Pago, Akatus, PagSeguro, DinheiroMail, PayU Latam, MoIP entre outros. Módulos de pagamento adicionais são oferecidos comercialmente e pagos.
O sistema PrestaShop faz uso extensivo de AJAX no painel de administração (Back Office). Mais Blocos (Addons) de módulos podem ser facilmente adicionados para fornecer funcionalidades extras, os Addons são normalmente fornecidos gratuitamente por desenvolvedores independentes. Os PrestaShop Group também dispõe de um mercado oficial de módulos e temas pagos.
Uma das grandes vantagens do PrestaShop é exatamente a possibilidade de instalar "módulos" na ferramenta. Módulos são recursos que você pode implementar em sua loja, e podem ser gratuitos ou pagos. Por exemplo, para calcular o frete você pode instalar o módulo dos Correios na sua plataforma do PrestaShop. Módulo é um  arquivo geralmente em formato próprio para PrestaShop que consiste em uma sequência de códigos programados em PHP que executa uma determinada função quando instalado na ferramenta. Funciona como a ideia de um App Store. Ou seja, você compra aplicativos para instalar em sua loja. Programadores também podem desenvolver módulos específicos de acordo com a necessidade da sua empresa. 
É a mais versátil para programadores e web designs, e a mais fácil de gerenciar. Possui um Painel de Controle (Back Office) bem completo e de fácil compreensão. 
Dê uma olhada no site do CTMD ESHOP, é todo construído em PrestaShop. 
Algumas vantagens e Recursos do PrestaShop (Front Office):
  • Promoções (descontos, vales-presente)
  • Os produtos em destaque na página inicial
  • Mais vendidos na página inicial
  • Novos itens na página inicial
  • oferece "frete grátis"
  • Cross-selling (Acessórios)
  • Zoom da imagem do produto
  • Pedido de itens fora de estoque
  • Contas de usuário
  • Inumeros métodos de pagamento brasileiros e internacionais
  • Pagamento por transferência bancária
  • Modulo Google Checkout ™
  • Dinheiro na entrega (COD)
  • Pré-configurado para ™ Paypal
  • Formulário de contato para multipols destinatários
  • Marcação de Produtos e bloco de tags
  • Pesquisa
  • Devolução de mercadoria (RMA) e reembolso de crédito
  • Monitoramento de encomenda
  • Oferta de embrulho de presente e embalagens recicladas
  • Fatura do cliente em PDF
  • Compras recall carrinho
  • Venda de serviços e bens virtuais
  • Favicon personalizado
  • RSS feed
  • Newsletter
  • Opção 'Pick up na loja' (Download de produtos)
  • Personalização do produto (texto e imagens)
  • Lista de Desejos
  • Programa de Fidelidade
  • Programa de Afiliados
  • Programa de benefícios do patrocinador a um amigo
  • Produtos vistos por clientes


Painel Administrativo (Back Office):
  • Categorias e subcategorias ilimitadas
  • Editor de texto completo WYSIWYG
  • Ilimitadas combinações de produtos
  • Ilimitadas especificações do produto
  • Imagens ilimitadas com o redimensionamento automático e otimização de arquivos
  • Todos os tipos de moedas
  • Ajustes fiscais e cobrança de impostos
  • Configuração de Trasportadora
  • Imposto por estado, país, zonas ou sem impostos
  • Preços em atacado (descontos para quantidades)
  • Taxas de câmbio em tempo real de moeda
  • Gestão de estoques
  • Alertas SMS / mensagens de texto
  • Adicionar / remover módulos de função
  • Códigos de barras
  • A ajuda contextual
  • Atributos especiais de produtos
  • Notificação de status de entrega de e-mail (personalizavel)
  • Línguas e dialetos ilimitados
  • Importação / exportação de línguas e traduções
  • 13 traduções da língua padrão
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • URLs amigáveis ​​/ Permalinks
  • ​​temas gráficos 100% modificáveis
  • Usuários e permissões do Back Office (ACL)
  • Modo de Manutenção
  • Valor mínimo de encomenda
  • Exportação de contato Newsletter
  • Busca Alias
  • Bulk lister / importação. CSV
  • Criptografia SSL (Secure Sockets Layer)
  • visitantes online
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
  • Relatórios
  • Grupos de clientes

SEGUNDO PASSO: QUALIFICAÇÃO - Avalie seus conhecimentos.

O segundo passo é avaliar seus conhecimentos para decidir se você tentará sozinho a construção da loja, ou se irá contratar algum web developer.
Se você conhece: PHP, CSS, HTML, SMARTY, AJAX, RENDERIZAÇÃO então é provável que você consiga sozinho. Alguns vídeos do YouTube poderão ajudar você.
Agora, se programação não é o seu forte, melhor não se aventurar. Neste caso não tem jeito, se quiser uma plataforma profissional terá que desembolsar uma certa quantia. Porém, considerando que é um investimento pago única vez, vale a pena! Terá que investir se quiser ganhar depois. 

TERCEIRO PASSO: ESCOLHA DO TEMPLATE - Aparência da Loja

Essa a decisão é a mais importante do seu projeto. Hoje em dia ninguém cria mais Loja Virtual do zero. Todos os programadores usam temas (templates) como referência. A partir de um determinado template, é feito a customização de forma a ficar do seu jeito, do seu gosto. Ou ainda, pode se fazer exatamente igual a um template que você goste. 
O Template é nada mais que o modelo, o visual do seu site. 
Existem milhares de templates para todas as três plataformas: MAGENTO, JOOMLA e PRESTASHOP, gratuitos ou pagos. 

O maior site de venda de templates é: http://www.templatemonster.com
Aqui você vê vários modelos de templates em Magento:
Aqui você vê vários modelos de templates em Joomla: 
Aqui você vê vários modelos para templates em PrestaShop:
Existem pela internet milhares de sites de templates. Pesquise e encontre o seu modelo favorito. Isso ajudará o seu web developer a construir a sua loja mais rapidamente. 
Uma projeto de Loja Virtual demora de 30 a 90 dias para ir ao ar.

QUARTO PASSO: Defina as formas de pagamento 

É importante que você tenha definido no inicio do seu projeto que tipo de formas de pagamento pretende aceitar. Cada plataforma tem situações e condições exclusivas para instalação de sistemas de pagamento. Você pode escolher integrar sua loja com:

- Operadoras de Cartão de Crédito e Boleto Bancário 
- Gateways de Pagamento (BrasPag, LocaWeb, UolGateway, etc)
- Intermediadores de Pagamento (PagSeguro, PayPal, PayU, Mercado Pago, etc)

Recomendo a leitura sobre Formas de Pagamento para Loja virtual em outro artigo que você encontra em nosso Blog explicando passo-a-passo sobre o funcionamento, a vantagem e a desvantagem de cada forma de pagamento. 

ÚLTIMO PASSO: Avalie a qualidade do seu Servidor

Você precisará de uma boa hospedagem para sua loja virtual. É importante verificar quais os recursos que sua hospedagem oferece. No mínimo, uma hospedagem para loja virtual deve oferecer:

Tráfego de banda ilimitado (se o número de visitas no seu site for muito alto o tráfego poderá travar o site e poderão ser geradas cobranças no seu plano)
Espaço em Banco de Dados Ilimitado (precisará de espaço para seu banco de dados que armazenará dados dos seus produtos, imagens, cadastros de clientes, etc). 
Espaço em Disco Ilimitado (não dá para mudar uma Loja Virtual de hospedagem a qualquer momento como se muda um site). 

Escolha hospedagens com espaço ilimitado pois sua loja vai crescer cada vez mais, e consumir mais recursos e sua hospedagem deve estar preparada para responder ao seu crescimento. 
Escolha um domínio nacional (.BR, .Com.BR, .net.br). - Algumas empresas não aceitam validar sites que não tenham registro no Registro.BR. A RedeCard, por exemplo, não homologa a forma de pagamento Komercim se o site da loja não estiver em .COM.BR. 
Fuja de sites com domínio internacional (.com, .biz, .org, etc). Esses domínios não tem valor jurídico no Brasil. 

OBSERVAÇÃO: E-commerce tem lei!

Nem precisa falar que sua loja estará sujeita a toda e qualquer lei nacional do comércio da mesma forma que lojas convencionais. Você deverá conhecer a fundo o Código de Defesa do Consumidor e a Leia do E-commerceSua loja deverá estar adequada segundo o Decreto nº 7962/2013 ou você poderá ser multado e ter a sua loja suspensa. 

NÓS ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR! 

O CTMD TI tem uma equipe completa de especialista em construção de loja virtual sob demanda. Oferecemos toda consultoria, construção, atualização, treinamento e integração para sua loja virtual. Se você precisa de uma loja virtual profissional ou de um desenvolvedor, faça um orçamento conosco! 

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Autor: Ferreira, Ewertom 
Gerente de E-commerce do CTMD TI desde 2010, atua na área de gestão de web sites. Trabalhou em grandes empresas como IBM e Cisco, possui 8 certificações profissionais, entre elas Abraweb, Abradi, e vários prêmios em Publicidade Digital. Atuou como merchandising para empresas como Nokia, Samsung e Coca Cola. Contatos com o autor: empresas@ctmd.eng.br 

sábado, 30 de novembro de 2013

HOTMAIL CORPORATIVO, YAHOO EMPRESARIAL, HOTMAIL PARA EMPRESAS, YAHOO PARA EMPRESAS, YAHOOMAIL EMPRESARIAL, OUTLOOK EMPRESARIAL, OUTLOOK PARA EMPRESAS, EMAIL EMPRESARIAL, EMAIL CORPORATIVO, PLANOS

CONHEÇA SOLUÇÕES DE E-MAIL PROFISSIONAL PARA SUA EMPRESA USANDOS AS PLATAFORMAS ONLINE DO Hotmail (Outlook.com), Google Apps (Gmail) ou YahooMail. 



Milhares de empresas em todo mundo e principalmente no Brasil buscam todos os dias melhores ferramentas de gestão de e-mail para seus negócios. 

E-mail que não chega,  mensagens caindo frequentemente na caixa de spam, lentidão da plataforma, limites, desformatação das mensagens e servidor fora do ar são algumas das reclamações que recebemos diariamente de empresas que classificam um estado critico da comunicação com seus clientes. 
O serviço de e-mail é hoje a principal ferramenta de trabalho de qualquer empresa que queira fazer negócios em todo o mundo. 
Os problemas começam quando o servidor de e-mails não trabalha bem, e isso esta quase sempre ligado à qualidade da hospedagem contratada.
Em geral, as hospedagem oferecem plataformas muito enxutas e serviços de e-mail, que deixam muito a desejar tanto na questão de eficiência quanto na disponibilidade de recursos. 
Hoje, especialistas em SolutionsMail concordam que as três melhores opções de mercado são o E-mail Corporativo do Gmail (Google Apps), o HotmailCorp, e o YahooCorp. Vamos analisar cada um deles e verificar quais são as vantagens de desvantagens e como migrar os seus e-mails da hospedagem atual para uma dessas plataformas. 


PRIMEIRO PASSO: CESSÃO DO REGISTRO MX 


A primeira coisa que você tem que saber para migrar seu e-mail para qualquer plataforma de e-mails na nuvem (https) é desvincular o seu serviço de e-mail da hospedagem, seja ela qual for, Locaweb, Hotel da Web, HostMídia, etc, precisará de uma permissão. Essa permissão é chamada de "Cessão de Registro MX", uma espécie de Portabilidade. 


Chamamos de e-mail em nuvem qualquer serviço de e-mail que é acessado via navegador (https). São exemplos de e-mail em nuvem: HOTMAIL, YAHOO, BOL, IG, etc. 
Outros servidor de e-mail são os offline, como Microsoft Outlook, Thunderbird, IncrediMail, OperaMail, etc. 
No contexto atual, esses aplicativos de e-mail offline tendem a desaparecer, prova disso é que o número de usuários com e-mail em nuvem é 6x maior que aqueles que usam Microsoft Outlook, por exemplo. 

Em geral, as hospedagem cedem com muita facilidade a cessão do domínio. Em geral, basta-se fazer um pedido de cessão que elas oferecem de imediato a chance de o cliente ir para outra plataforma. Para as hospedagens, isso significa menos consumo de hardware e suportes, por isso se você pretende mudar seus e-mail para uma plataforma em nuvem, saiba que dificilmente irá encontrar resistência. 

Mais o que é um Registro MX? 

É uma linha de comando binária exclusiva do seu domínio de e-mail. Assim, quando um provedor envia mensagens, ele irá converter o endereço do destinatário em comandos binários e desta forma, tentará encontrar o servidor para entrega. Tudo isso é feito em nanosegundos sem que você veja ou saiba que isso esta acontecendo à partir de um único clique no botão "Enviar". 
Numa abordagem mais técnica, Registros MX são configurações DNS associadas a seu domínio que direcionam os e-mails do domínio para os servidores que hospedam as contas de e-mail de seus usuários. Essas configurações são gerenciadas por seu host de domínio. Para garantir que os e-mails sejam sempre entregues, você deve criar registros para vários servidores para que todos eles possam entregar e-mails para os usuários (quando você assina um plano de hospedagem isso é feito automaticamente). Dessa maneira, se um servidor estiver inativo, os e-mails poderão ser roteados para outro servidor. Para determinar quais servidores serão tentados primeiro, atribua prioridades e use valores como 10, 20, 30 e assim por diante. O valor mais baixo corresponde à prioridade mais alta.

Por exemplo, se o domínio example.com tem dois registros MX — 10 mail1.example.com e 20 mail2.example.com — o e-mail é entregue primeiro ao 10 mail1.example.com, pois ele tem a prioridade com o número mais baixo. Se esse servidor estiver inativo, o e-mail será redirecionado para: 20 mail2.example.com, e assim por diante. Se diferentes registros MX tiverem a mesma prioridade, um servidor será escolhido arbitrariamente.

GOOGLE APPS: OS EMAIL DE SUA EMPRESA DENTRO DO GMAIL.

IDEAL PARA: EMPRESAS QUE QUEREM PROVEDOR DE E-MAIL MUITO PROFISSIONAL
O Google Apps é a solução de e-mails corporativo do Gmail. Nesta solução, você pode usar email@suaempresa.com.br para responder ou enviar seus e-mails. Nesta solução, você paga para tirar a marca do provedor e inserir o da sua empresa. A plataforma de uso é a mesma do Gmail Tradicional Gratuito, mas seus clientes não saberão que você usa o Gmail para escrever e enviar suas mensagens. 

ALGUMAS VANTAGENS DO GOOGLE APPS
1. Melhor plataforma para redigir e-mails. Possui mais recursos de formatação e é rápida para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
2. Ótimo para trabalhar com imagens que podem ser copiadas e coladas de qualquer aplicativo diretamente para o corpo da mensagem do Gmail
3. Melhores recursos para o Administrador e Controle de Contas 
4. Integrado com outros Canais como Blogger, YouTube, Google Maps, Chrome, etc.
5. Utiliza servidor IMAP, mais modernos e mais rápidos. 
6. Não possui nenhum tipo de propaganda
7. Plataforma aparentemente mais bonita que outros provedores de e-mail. 
8. Sem contrato de fidelidade 
9. Sem taxa de instalação 

DESVANTAGENS DO GOOGLE APSS
1. Extremamente caro para os padrões brasileiros. Aproximadamente R$150,00/ano para cada usuário. Ou seja, uma empresa que tiver 50 funcionários terá um custo de +- R$7.000 / ano. 

2. Pagamento da mensalidade somente via Cartão de Crédito. 
3. Maior dificuldade para configurar aplicativos offline 
4. Suporte somente com exterior
5. Baixo número de usuários no Brasil
6. Não interage diretamente com as Redes Sociais 

HOTMAILCORP: OS EMAIL DE SUA EMPRESA DENTRO DO HOTMAIL

IDEAL PARA: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - MENOR CUSTO 
O antigo Hotmail, agora chamado de Outlook.com passou por várias transformações e experiências ao longo dos anos. Em 2007, quando lançou o Windows Vista a Microsoft já deseja aprimorar sua ferramenta de e-mail, mas o Windows Live Mail, um aplicativo embutido no próprio Windows Vista que era baixado através do antigo MSN Messenger, fracassou. Os usuários continuaram usando o site do Hotmail.com e a Microsoft acabou abandonando a ideia de embutir um serviço de e-mail nas versões do Windows. 
O sucesso veio com o abandono da marca Hotmail e o lançamento de uma nova plataforma em 2012, o Outlook.com. No começo, muitos usuários estranharam, mas depois a maioria migrou para a nova plataforma em nuvem. 
Hoje, segundo dados da própria Microsoft, mais de 400 milhões de empresas ao redor do mundo usam o Outlook como provedor de e-mail, seja pelo HotmailCorp, através do Office 365 ou pelo Exchange. Nos EUA, o Exchange é o mais usado, mas no Brasil o Office 365 é o que que mais teve adesão das empresas, principalmente governos e universidades. 
Para as pequenas e médias empresas brasileiras, a solução só chegou no 2º semestre de 2013 por meio do CTMD TI, única empresa da Rede  Partners Microsoft que oferece o HotmailCorp no Brasil. 
O HotmailCorp, assim como o Google Apps, permite ao usuário ler e enviar todos os e-mails a partir da plataforma mais utilizada no mundo. Cerca de  1,2 bilhão de pessoas usam o Hotmail como provedor de e-mail.
O Hotmail/Outlook.com já foi disparado o líder de mercado absoluto nos serviços de e-mail, até a chegada do Gmail. Hoje, o Outlook.com detém cerca de 54% do mercado contra 35% do Gmail e 19% de outros provedores. 

VANTAGENS DO HOTMAIL CORP
- É a plataforma mais usada no mundo e também a mais conhecida dos usuários

- Esta integrado ao Skype, mensageiro instantâneo mais utilizado em todo o mundo
- Planos mais baratos. O plano de 50 contas de e-mail sai a partir de  R$149,99, ou seja, R$3,00/mês por cada usuário. É o preço de um cafezinho! 
- É rápido para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
- É integrado com o Microsoft Office Outlook e também utiliza servidor IMAP. 
- Melhor organização de pastas que no Google Apps, este último usa marcadores 
- Integrado com Facebook e as principais redes sociais 
- Melhor funcionalidade em dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

DESVANTAGENS DO HOTMAIL CORP
- Não possui tantos recursos para trabalhar com imagens no corpo do texto 

- Anexa arquivos mais lentamente que o Gmail 
- Tem menos recursos de formatação (menos cores, menos tipo de letras, etc)
- Propagandas em todos os módulos, tanto grátis como pago, porém, em menor quantidade nos planos do HotmailCorp
- Plataforma aparentemente mais enxuta, mais "feinha" (o que pode funcionar melhor em PCs mais lentos e dispositivos móveis).
- Limite de 500 contas de e-mail corporativo
- Contrato de fidelidade: 06 meses 
- Taxa de adesão a partir de R$199,99 

YAHOOCORP: TENHA ATÉ 1000 CONTAS DE E-MAIL NUMA PLATAFORMA TOTALMENTE PROFISSIONAL

IDEAL PARA: GRANDES EMPRESAS COM MUITAS CONTAS DE E-MAIL. SITES COM DOMÍNIO.COM OU .NET 
Se você é fã do Yahoo, você pode ler todos os seus e-mails na plataforma que já foi uma das lideres de mercado no Brasil e nos EUA. A Yahoo Inc tem feito um grande esforço para não perder mercado frente a dura concorrência do HotmailCorp e o Gmail Apps. 
A plataforma do Yahoo Corp é a mesma tradicional que os usuários já conhecem, e se assemelha muito ao Gmail. 
Para usuários que buscam uma plataforma mais parecida com o Gmail, vale a pena assinar um dos planos do Yahoo Corp.

VANTAGENS DO YAHOO CORP 
- É uma das plataformas mais usadas no mundo;

- Planos mais baratos que o Gmail; plano de 250 contas de e-mail sai a partir de  R$330,00 ou seja, R$1,32/mês por cada usuário. É o preço de dois cafezinhos 
- É rápido para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
- Também utiliza servidor IMAP. 
- Melhor organização de pastas que no Google Apps, este último usa marcadores 
- Maior número de contas: até 1000 contas de e-mail corporativo 

DESVANTAGENS DO YAHOO CORP 
- Só aceita domínios .com e .net 

- Os banners de propaganda no canto direito são maiores;
- Menos configurações de Administrador 
- Necessita de cartão de crédito internacional para cobrança mensal de cerca de U$$30,00 
- Contrato de fidelidade mínimo de 1 ano 
- Taxa de adesão a partir de R$299,99 

CONCLUSÃO:
Seja qual for a plataforma de e-mail que você vai escolher, das três opções acima: Gmail (Google Apss), Hotmail (Outlook.com) ou Yahoo Corp, a escolha esta quase sempre ligada ao gosto pessoal do usuário. Pede-se Yahoo ou Hotmail por esta mais acostumado com essa ou aquela plataforma. 
Independente do visual, vimos que todas as três são as melhores opções de provedor de e-mail existentes no mercado atualmente. 
Qualquer destas escolhas sem dúvida resolverá o problema de sua empresa com a gestão e tráfego de mensagens.
Ao gestor de TI, cabe somente analisar as características técnicas de cada um, como por exemplo, o limite de criação de contas, a formatação, etc. 
Agora que você já conhece um pouco mais das soluções de e-mail corporativo do CTMD TI, basta entrar em contato conosco e contratar a solução desejada. 
 Veja nossos Planos

Autor: Radassi, Aline 
É Analista de Suporte (ITIL) de no CTMD TI, trabalha há 8 anos na área de programação de computadores. Possui 3 certificações profissionais e formação em Tecnologo de Rede de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo). Contatos com a autora: suporte@ctmd.eng.br 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ENTENDA: SERVIDORES DEDICADOS, SERVIDORES COMPARTILHADOS, E-MAIL MARKETING E BLACKLIST -Saiba como encontrar a melhor solução para e-mail marketing

No artigo deste mês quero falar um pouco sobre e-mail marketing, servidores e black list. Este artigo é direcionado principalmente para usuários que estão começando na área de e-mail marketing. 
A maioria dos usuários que começa a implementar um serviço de e-mail marketing, 90% começarão da forma errada. O problema é a falta de conhecimento na área e as informações escassas disponibilizadas pelas principais hospedagens

E-MAIL MARKETING: Um caso de amor e ódio! 

O e-mail marketing tem sido considerado pelas empresas de tecnologia uma das melhores ferramentas para propaganda. Isso porque é o método mais rápido de entrega da mensagem de sua empresa e também a forma mais barata de fazer o seu anúncio chegar até o consumidor final. 
A expectativa é que o número de e-mails comerciais não solicitados aumente consideravelmente ainda nesta década. Com o aumento dos disparos de e-mail marketing, os provedores de internet e data centers estão sendo obrigados a desenvolver e a implementar  tecnologias para conter a disseminação em massa. O número de empresas que estão vendendo soluções para e-mail marketing (MKT) multiplicam a cada dia, inclusive no Brasil. 
As pesquisas mostram que o MKT é realmente a forma de propaganda que mais produz resultado para as empresas. Isso porque a maioria esta atrelado a algum tipo de sistema que permite ao usuário capturado por aquele tipo de propaganda, adquirir o bem de imediato, ou seja, o MKT pode ser definido como uma propaganda que trás resultados à curto prazo. 
As pesquisas de mercado mostram que em uma lista média de 60.000 mil usuários que recebem um determinado tipo de propaganda, 20% abrem a mensagem, cerca de 9% dos usuários tendem a recusar ou remover o e-mail da lista de contatos. Apesar de deixar muito a desejar, o pequeno percentual de 20% representa um número alto de propaganda para a empresa.
Mas enquanto empresas fazem do MKT um meio de sobrevivência, do outro lado estão os provedores, data centers e usuários que veem o MKT como uma "dor de cabeça".
No caso mais simples esta o usuário de uma conta de e-mail do Hotmail, por exemplo, que pode considerar uma propaganda chateação, ou simplesmente um conteúdo perturbador, desnecessário, apenas  lixo para sua Caixa de Entrada.
Do outro lado, ficam as hospedagens. As empresas de hospedagens, principalmente as brasileiras, contratam servidores dedicados ou compartilhados, principalmente nos EUA, para hospedar os arquivos e sites dos clientes. Como estão sujeitas à lei norte-americana, apesar do Brasil não ter uma legislação que tipifica que spam é crime, a maioria possui os chamados "Termos de Uso" que restringe o envio de e-mails cuja lista ultrapasse 500 contatos.
Para os data centers, o problema com a prática de MKT, seja ele spam ou e-mail comercial, é o desgaste da infraestrutura física das instalações. Um serviço de MKT que envie, por exemplo, uma média de 100.000 e-mails por hora exige um servidor rodando no mínimo Intel Xeon com 12GB de Ram. Esses servidores são caros, além de exigir um tráfego de redes maior. Ou seja, quanto mais MKT enviado, maior deve ser a infraestrutura do data center e do servidor contratado, além da largura de banda ADSL, etc. Nesta mesma direção caminham as companhias de telefonia. São elas as principais vilãs do MKT. A maioria dessas companhias possui departamentos especializados de combate ao SPAM. Pegando como exemplo a empresa de telefonia privada de São Paulo (que por questões de ética, vamos chamar aqui de "V"), essa empresa costuma denunciar todo tipo de tráfego em massa em suas redes às black-list. Como elas não podem restringir o uso do usuário de banda larga, essas companhias derrubam o envio de dados por meio de bloqueio às listas internacionais.
Quem também é mestre em denunciar usuários de spam são os provedores de e-mail. A propaganda em massa quando enviada, por exemplo, de uma única vez para muitos usuários do provedor de e-mail "HDog (nome fictício, tb por questões éticas) sobrecarrega os servidores da empresa do "Bill".
Mas a questão da restrição ao uso de e-mails em massa não passa só pelo envio indesejado ou pelo comprometimento da infraestrutura. Muitos e-mails são golpes bancários, vendas de produtos fraudulentos (quem nunca recebeu um convite para compra de produto penian?). Pense em uma criança de 8, 10 anos recebendo um tipo de e-mail com este produto? O problema é que da mesma forma que muitas empresas usam o MKT seriamente para seus fins comerciais, tem muito maluco fazendo disparo de mensagens tresloucadas por aí.


O QUE DIZ A LEI?

Para entender o funcionamento dos serviços de MKT, precisamos ir muito além da nossa hospedagem. A complexidade dos serviços de MKT deve ser analisado do ponto de vista internacional, pois muitos serviços interligados estão além da fronteira do computador onde você esta agora. 
Primeiro, vamos analisar o MKT com vista à lei dos Estados Unidos, já que a maioria dos grandes PPTs (grandes centro de dados que conectam os cinco continentes) estão localizados lá, ou trafegam dados pelo território de Obama. 
No inicio de 2011 muitos empresários e hospedagens brasileiras foram surpreendidos com a aprovação de uma lei rigorosa nos EUA. O país aprovou uma lei de tolerância zero que inibe qualquer prática de spam, sem fazer qualquer distinção do tipo de e-mail. As multas para as grande empresas de data centers eram gigantescas, por isso elas passaram a deletar do dia pra noite qualquer conta de usuário que classificassem como spam. A própria empresa do tio Bill, a "M" abriu processos contra diversas empresas de data centers em todo os EUA. Algumas foram condenadas e foram a falência. Conheço caso de empresários brasileiros que tiveram prejuízo de até meio milhão de reais com os serviços deletados. Essas leis foram endossadas principalmente por gigantes da informática, como a "M", "G", "Maçã", etc, que sempre foram as maiores interessadas fazendo loby para aprovação desses tipos de leis, inclusive no Brasil. Os Estados Unidos possuem a lei mais rígida contra spam no mundo, portanto, a primeira coisa que um especialista em MKT deve levar em conta, é nunca contratar um serviço de MKT, servidor ou hospedagem que utilize qualquer canal norte-americano. 

Como o Brasil e toda América Latina são dependentes de tecnologia daquele país, as empresas de data centers do Brasil e hospedagens não ficam muito atrás, são obrigadas a cumprir as leis norte-americanas, pois sub-contratam serviços naquele país
O Brasil não possui lei que criminaliza a prática de envio de e-mails comerciais não solicitados ou spam. Mas o loby das gigantes de informática já fez chegar ao Congresso Nacional propostas que vão igualar as restrições de MKT no Brasil às dos EUA. 
Essa falta de legislação específica faz do Brasil o 5º país que mais envia spam no mundo. Isso porque apesar de sermos muito dependentes de tecnologia norte-americana, muitas empresas que antes usavam serviços nos EUA estão sendo obrigadas a montar data centers no Brasil. Isso de certa forma, beneficiou o Brasil. 
Além disso, em Julho/13 quando surgiram denúncias que a Agência de Inteligência dos EUA (NSA) monitora e-mails de internautas, a ANATEL passou a exigir que grandes companhias de telefone instalem PPTs no Brasil. Essa briga entre provedores gigantes da informática que fazem loby pela aprovação de uma lei nacional contra spam, encontra resistência de outro lado das empresas que querem explorar esse tipo de tecnologia beneficiada pela anuência do Brasil. Não se sabe quem vai vencer essa guerra afinal, mas pelo poder de compra, pode se supor que as gigantes da informática, bilionárias, levam maior vantagem sobre as pequenas empresas de data centers nacionais. 

Até Março/13 o Brasil figurava na lista dos 10 países que mais enviavam spam no mundo. Porém, em Junho de 2013 o Comitê Gestor de Internet (CGI) fechou a porta 25 e passou a implementar uma porta de e-mails mais segura, a 587. Essa medida do CGI tirou o Brasil da lista dos 10 maiores produtores de spam. Curiosamente, os EUA, apesar de toda legislação rígida, ainda não conseguiram sair da lista mundial de spam. Em 2011 anterior à lei do spam os EUA representam 23% de todo spam enviado no mundo (vide mapa abaixo) Em 2013, já com a lei vigente, esse percentual caiu para 6,5%. 




Assim, já eliminamos todo continente americano para uso de MKT. 

A solução que os usuários de MKT estão buscando vem da Europa. Os países dos EURO, salvo algumas exceções como o Reino Unido, por exemplo, que aplica leis similares aos EUA, fazem uma certa distinção entre o que é um e-mail comercial não solicitado, e o que é um spam abusivo. Em suma, os países europeus são muito mais flexíveis em relação ao uso de MKT. Muitas hospedagens no Brasil que oferecem serviços de e-mail marketing estão migrando para data centers europeus, principalmente na França, que tem uma das legislações mais flexíveis quanto ao uso de spam. A vantagem que os usuários brasileiros encontram em usar um serviço de MKT na Europa, é que o Brasil é o único país da região que possuí um cabo submarino que liga o Atlântico à Europa, sem a necessidade de passar dados pelos EUA, o que poderia comprometer a segurança dos dados. Essa ligação que parte de Santos (SP) e Fortaleza (CE) faz da Europa o principal destino de contratações de serviços de MKT provenientes do Brasil. 

Especialistas da área concordam que os melhores países para se trabalhar com MKT seriam Russia, China e Índia. Esses países não possuem qualquer tipo de restrição de spam. No entanto, a desvantagem de contratar serviços deste países, é que além da habilidade de operar sistemas em linguagens diferentes do alfabeto ocidental, para que os dados brasileiros cheguem a esses países, obrigatoriamente devem passar por PPTs na Europa ou nos EUA. No caso da Rússia, o acesso é feito principalmente através de PPTs em Portugal. Já no caso da Índia, apesar do país não ter restrição de spam, os dados brasileiros só chegam àquele país por meio dos EUA, o que compromete todo serviço. 

Assim, podemos concluir que a melhor opção para quem deseja trabalhar com MKT, é contratar serviços hospedados na Europa. É possível usar serviços de empresas brasileiras solicitando que no ato da contratação, essas empresas sejam obrigadas a sub-contratar serviços em território seguro. 


SERVIDOR DEDICADO OU SERVIDOR COMPARTILHADO?

Muitos usuários já ouviram falar em servidor dedicado ou compartilhado. No casos dos serviços de MKT, a definição deste tipo de servidor é fundamental para a estabilidade dos serviços de disparo. 
O servidor compartilhado é um equipamento físico que o usuário geralmente contrata em uma hospedagem especializada. O próprio nome "compartilhado" demonstra que esse equipamento físico alocado dentro de um data center não é exclusivo de um único contratante, ou seja, podem haver 10,20, 30 contratantes de MKT usando o mesmo servidor. Muitos usuários e empresas preferem esse tipo de serviço por ser mais barato. São esses servidores que geralmente ficam nos data centers europeus. Muitas hospedagens brasileiras que não possuem infra-estrutura para montar um data center, contratam servidores na Europa e revendem no Brasil. Por exemplo, uma empresa de hospedagem brasileira "X" pode comprar um servidor compartilhado com 30 vagas do data center da empresa "Y" na Europa, e revender os 30 planos de MKT para usuários brasileiros. Esse é um serviço que dá muito lucro. 

Os servidores dedicados por sua vez, são muito mais caros, mas eles possuem uma vantagem: trabalham exclusivamente para um único contratante. Além disso, grandes empresas como Wallmart, Extra, etc, contratam servidores dedicados com alta rotatividade de IPs. Essa rotatividade de IPs ajuda a inibir que os MKTs caiam nas blacklist. Quando o usuário faz o envio frequente de uma campanha de MKT por meio de um servidor compartilhado, ele tem 1 IP fixo. Esse IP é facilmente capturado pelas empresas de blacklist. Os servidores compartilhados também exigem mais manutenção, como a necessidade constante de monitoramento de black list. No caso dos IPs dedicados, uma empresa que contrata um plano de 30 IPs, por exemplo, costuma mudar o IP de envio a cada 2 dias, desta forma, os IPs "descansam" e não são capturados pelas BlackLists. 
Além disso, as campanhas enviadas por IPs dedicados costumam chegar mais rápido aos destinatários, pois não enfrentam congestionamento de tráfego no servidor. Um servidor dedicado com 30 IPs custa em média R$900,00 (preço do CTMD TI). Já um servidor compartilhado custa em média R$300,00 (preço do CTMD TI). 

CAÍ NUMA BLACK LIST. E AGORA? 

Se você teve o desprazer de ter o seu site ou domínio classificado numa Black List, é hora de começar a repensar a política de MKT da sua empresa. 
Primeira coisa que você precisa saber, é que se você esta numa black list, ALGUÉM DENUNCIOU VOCÊ. Não há como saber o nome do denunciante, pois as denúncias nas empresas de black list são feitos mediante convênio de anonimato. Precisa saber também que esta denúncia partiu de sua rede, ou seja, alguém se estressou com seus e-mails e decidiu tomar uma atitude. A denúncia também pode ter partido de uma empresa privada que possui uma rede própria. Por exemplo, você esta enviando muitos MKTs para usuários de e-mails corporativo da empresa "X". Seus e-mails estão superlotando o tráfego de rede da empresa "X", e por isso o administrador de redes foi obrigado pelo chefe de TI dele a encontrar uma solução para o problema. 

No entanto, esses tipos de denúncias são raros, até porque eles exigem um conhecimento técnico mais avançado. Na maioria das vezes, os usuários de MKT são denunciados por provedores de e-mail. 
Se de repente você perceber que usuários de determinado provedor de e-mail não estão recebendo suas campanhas, isso pode ser sinal de black list. Por isso, se você administra um serviço de MKT, tenha sempre uma conta de MKT nos principais provedores, e ao enviar uma lista de e-mails, verifique se você esta recebendo os e-mails também em suas contas "fakes". 

Esses provedores denunciam usuários a empresas que tem poder legal de suspender envio de e-mails para uma determinada conta. Essas empresas de Black List possuem autorização legal ou judicial para esse tipo de operação. A maioria das empresas de BLACK LIST são organizações não governamentais, mas há também black list que chegam a cobrar até U$$300,00 para remover seu site dos cadastros negativos. 

Quando seu domínio cai numa black list, você não consegue enviar e-mails. Para entendermos melhor, vamos usar um exemplo de black list do provedor de e-mail "HotDog" da empresa do Bill. 

Os servidores do provedor de e-mail "HotDog" ficam superlotados com as campanhas que você enviou, então como ele possui um convênio/parceria com a empresa de BlackList Barracuda, o "HotDog" faz uma denúncia à Barracuda. Imediatamente seu domínio entra na lista negra. Todos os e-mails que você tentar enviar para o provedor "HotDog" ficarão travados. Seu servidor de MKT na Europa tentará enviar as campanhas, mas como elas estão travadas, seu servidor de MKT ficará num looping sempre tentando enviar os e-mail pendentes, mas não vai conseguir. Até que seu servidor de MKT trava, sendo necessário a intervenção de um Analista ou Técnico para limpar a fila. 

Se o seu servidor for compartilhado, ao travar sua campanha devido a uma blacklist, todos os demais 29 contratantes não conseguirão enviar seus e-mails. Ou seja, um efeito colateral generalizado. Com isto, pode se perceber a gravidade das black list. Quando isso acontece, geralmente a hospedagem tende a expulsar o usuário para não prejudicar os demais. No caso dos EUA, os data centers excluem a conta direto, sem dó nem piedade! 

Para tentar resolver a situação, o primeiro passo é começar a limpar seu IP das black list. Segundo levantamento que fiz, há pelo menos 100 empresas de black list que cobrem o Brasil. Se esta for a primeira vez que seus domínio caí na black list, provavelmente você conseguirá removê-lo com envio de apenas 1 e-mail ou formulário às empresas de black list justificando o pedido de remoção.

Alguns sites para você consultar se seu IP esta na Black List: 


A principal empresa de Black List mundial é a Barracuda. É uma das piores também e mais difíceis de remover. Junto dela esta a ZORBES, que é outra empresa também que toca o terror em quem faz MKT. A SpamHaus também é uma black list difícil de remover.
A maioria das empresas de black list possui um formulário para remoção. Você deve descobrir por meio dos sites de monitoramento em quais black list seu domínio foi negativado. Deverá acessar o site dessas empresas e solicitar a remoção. Observe que existe um limite de remoções, ou seja, se você for reincidente, ficará muito mais difícil conseguir a remoção de seu domínio da próxima vez. 

Outro problema que você precisa verificar, é a quantidade de bounces que suas listas de MKT estão gerando. A maioria dos servidores determina como aceitável uma taxa de bounces (retornos de e-mail) de até 08%. Bounces acontecem quando você envia mensagens para endereços de e-mails inexistentes, inválidos, com erros, etc. 

Existe também uma pegadinha na internet difícil de conseguir identificar. São os spammers. São usuários de empresas especializadas ou de provedores de e-mail que criam endereços específicos para fazer denúncia. 
Muitos usuários de MKT usam programas de captura de e-mails aleatório na internet. Um belo dia, você pode pegar a conta de um spammer, esse usuário tem cadastrado uma conta de spammer junto as empresas de black list. Ao receber seu MKT no e-mail de denúncia, que você sequer desconfiava que no meio de todas as suas listas de e-mail havia um spammer, ele usará sua mensagem como prova às empresas de black list para tirar seu domínio do ar. Isso acontece muito entre concorrentes. Por exemplo, um spammer da empresa "A" se cadastra na newsletter da empresa "B". Quando a empresa "B" envia sua campanha para o e-mail do spammer da empresa "A", ele DENÚNCIA! Assim, ele conseguirá ao menos tirar o seu site do ar por algum tempo, causando prejuízo à sua empresa. Você começa a desconfiar que esta sendo vítima de spammer quando seu site começa a ser denunciado com muita frequencia, mesmo você tendo readequado sua política de spam. 


10 DICAS PARA VOCÊ PROTEGER SEU E-MAIL MARKETING

1. Nunca envie grande quantidade de e-mails marketing através de provedor limitados, como Hotmail, Gmail, Yahoo, etc. Esses provedores limitam o envio de mensagens entre 500 e 1000 por dia.
2. Jamais use o domínio oficial de sua empresa para MKT. Contrate uma hospedagem e um domínio próprio só para MKT
3. Use um programa plataforma para gerenciar seus envio e suas listas de MKT, como o MKT InterSpire do CTMD TI, por exemplo. 
4. Tenha sempre backup de suas listas de e-mail para o caso de delete 
5. Contrate uma empresa de hospedagem de MKT com servidores na Europa. Estabeleça garantias
6. Não exagere na quantidade de envio de e-mails ou na frequência. O ideal é uma média de 40.000 por hora em servidor compartilhado / 500 mil por dia ou; 150 mil por hora em servidor dedicado / 1 milhão por dia.
7. Coloque um link de descadastramento e respeite o pedido de remoção dos usuários
8. Evite incluir no corpo da mensagem palavras como: promoção, ofertas, compre, pague, acesse, virtual, etc. 
9. Não envie mensagens muito pesadas. Mensagens mais leves passam mais disfarçadamente pelos servidores dos provedores de e-mail. Use sempre campanhas que contenham no corpo texto e imagens. 
10. Monitore seu domínio por meio dos monitores de reputação das Black List. 

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Dúvidas sobre o artigo escreva para: suporte@ctmd.eng.br 


Autor: Alencar, Denner 
É Tecnólogo em T.I no CTMD TI, trabalha há 07 anos na área de Tecnologia da Informação voltada para marketing digital. Possui 06 certificações profissionais, entre Microsoft, HP, IBM e Cisco. Contatos com o autor: suporte@ctmd.eng.br