domingo, 23 de agosto de 2015

COMO GERAR SITEMAP, GERADOR DE SITEMAPS, PROGRAMA PARA GERAR SITEMAPS XML, MAPA DO SITE


Neste artigo técnico irei abordar a produção de SiteMaps para Google e Bing. Sitemaps são arquivos com a extensão XML que são utilizados para fornecer ao buscador informações sobre seu site. O Sitemap é basicamente uma lista de URLs. Sua criação auxilia o buscador a encontrar todo o conteúdo disponibilizado no seu site juntamente com as respectivas URLs. 

No Brasil, devido ao baixo conhecimento técnico, a maioria dos programadores e webdevelopers tem dificuldades para entender a estrutura do sitemaps, e como criá-los corretamente.

Existem diversos sites na internet que geram sitemaps, porém, é importante que o programador entenda como criá-los e programá-los. 

Neste artigo, iremos considerar gerar um sitemap para sites grandes. Se você tem um site pequeno, você pode usar sites gratuitos que geram sitemaps rapidamente. O mais usados deles é: https://www.xml-sitemaps.com/



SEJA VISTO

Os buscadores da internet precisam que você envie um mapa do seu site para que seja visto e rastreado. Se não fizer isso, os buscadores até vão rastrear seu site, mas num ritmo bem mais lento e demorado. Nesse caso, o processo de rastreio é feito por robots automáticos que varrem toda a web. O sitemaps é sem dúvida, a maneira mais prática e eficiente de inserir seu conteúdo na rede. Neste artigo abordaremos o Google e Bing e ensinaremos como inserir seu SiteMaps nesses dois buscadores. 

O QUE VOCÊ PRECISA?

- Um programa para gerar SiteMaps Ilimitado 
- NotePad (Bloco de Notas do Windows)
- NotePad ++ (programa mais usado para edição de XML/HTML)
- Navegador da Web (recomendado: Google Chrome)
- Acesso ao FTP do seu site (acesso full)


Para gerar SiteMaps grandes, a maior dificuldade esta em encontrar programas que sejam eficientes. A maioria deles limita a criação até 500 páginas, e outros demoram dias para gerar a raiz se o site for muito grande. O único realmente funcional, rápido e ilimitado que testei e funcionou corretamente foi o XMap. É possível adquirir no CTMD ESHOP na seção de softwares. O programa é leve, fácil de usar e instalar, a interface é em inglês, mas sem dificuldades. O programa custa R$199,99 e a licença é perpétua. 


Programa para gerar SiteMaps

Além de criar SiteMaps, outra utilidade do XMap é rastrear todos os links quebrados  do seu site (offline) é importante remover esses links. Sites com links quebrados são rebaixados nas buscas do Google. 

Já o aplicativo NotePad++ é gratuito e pode ser baixado no Baixaki.

DÁ PRA FAZER NA UNHA?

Sim, é possível programar seu sitemap de maneira bem fácil usando apenas o Bloco de Notas do Windows. Antes de ensinar o processo de criação automática do SiteMaps com o XMap, vamos entender de fato, como funciona a estrutura do arquivo xml:

Todo Sitemap vai começar em geral, com 2 linhas que são padrão para esse tipo de arquivo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">


Essas 2 primeiras linhas são padrão de cabeçalho, e em geral, nunca vão mudar independente do arquivo. 

Em seguida, as próximas linhas de cabeçalho irão trazer as informações do seu site:

<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.9</priority>
</url>

Esta parte do cabeçalho é aberta com a tag <url> seguida pela localização do seu site <loc> a data de criação <lastmod> e a frequência em que seu site será atualizado.
Essa parte do cabeçalho também trará sempre a tag <priority> com nível mais alto que as demais. Isso faz o buscador entender que essa página do cabeçalho é a página principal do seu site. Por isso, a prioridade aqui será maior <0.9> que as demais páginas <0.8>

ENTENDENDO A TAG <changefreq>

Antes de prosseguirmos, precisamos observar esta linha do cabeçalho pois ela será modificada a seu critério. Aqui, você deve indicar no seu código XML qual será a frequência de atualização das suas URLs. No caso acima, o programador optou por indicar ao buscador que as URLs devem ser atualizadas semanalmente <weekly> do inglês semanal.
Sites com poucas URLs podem usar a tag <daily>. No entanto, sites médios ou grandes é recomendável que usem a função <weekly> ou <monthly>. Isso porque toda vez que o Robot irá acessar o seu site para baixar os arquivos XMLs, pode causar lentidão no seu servidor, pois ele irá ler muitas URLs ao mesmo tempo. Por isso, é recomendável que programe para que o buscador atualize esses arquivos 1 vez por semana <weekly> ou uma vez por mês <monthly> 

Você pode optar pelas seguintes opções na função <changefreq>

- <hourly> de hora em hora
- <daily> diariamente 
- <weekly> semanalmente 
- <monthly> mensalmente
- <yearly> anualmente 
- <never> nunca atualizar o sitemap

Agora vamos revisar o cabeçalho do XML: 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> LINHA PADRÃO
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9"> LINHA PADRÃO 
<url> Abre a TAG
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/</loc> Indica local da pág. principal do site
<lastmod>2015-08-22</lastmod> Data de inclusão
<changefreq>weekly</changefreq> Frequência de atualização
<priority>0.9</priority> Prioridade mais alta 
</url> Tudo que abrir, feche

Aqui, você já criou o cabeçalho do seu XML. É importante que não deixe espaços nem pule linhas entre os códigos. 

Agora que você já criou seu cabeçalho, aqui de fato vai começar a parte mais trabalhosa:

<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/97-home-theather-/disponibilidade-em_estoque/fabricante-philco-multilaser/condicao-novo/cor-rosa-branco-vermelho-prata_cinza-zebrano</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>

Para cada produto/página do seu site, existe um conjunto de TAGs com 6 linhas.
Basicamente, o código se concentra em informar a URL, data de criação, frequência de atualização e a prioridade, neste caso, mais baixa que o cabeçalho. Você deverá colocar cada URL da sua página dentro da função <loc>
Assim, juntando agora o cabeçalho e a página do seu site temos:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.9</priority>
</url>
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/97-home-theather-/disponibilidade-em_estoque/fabricante-philco-multilaser/condicao-novo/cor-rosa-branco-vermelho-prata_cinza-zebrano</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>

A partir daqui, basta ir colando e copiando da tag <url> até </url> trocando apenas a URL da função <loc>. Abaixo podemos ver o exemplo de sitemaps com 3 URLs:

?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.9</priority>
</url>
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/97-home-theather-/disponibilidade-em_estoque/fabricante-philco-multilaser/condicao-novo/cor-rosa-branco-vermelho-prata_cinza-zebrano</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/97-home-theather-/disponibilidade-em_estoque/fabricante-philco-multilaser-outros/condicao-novo/cor-branco-vermelho-prata_cinza-zebrano</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
<url>
<loc>http://loja.ctmd.eng.br/97-home-theather-/disponibilidade-em_estoque/fabricante-philco-multilaser-outros/condicao-novo/cor-rosa-branco-vermelho-prata_cinza-zebrano-preto</loc>
<lastmod>2015-08-22</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
</urlset>

Observe que no final desta linha tenho que inserir a tag </urlset> 
Essa função deve ser colocada apenas no final do XML para indicar ao navegador que você fechou o arquivo XML. Caso esqueça, dará erro. 

Pronto! Aqui você já tem um arquivo XML com 3 páginas incluídas. Agora você precisa salvar esse arquivo e inserir dentro da Raiz FTP do seu site:


Não esqueça de salvar o seu trabalho como "arquivo.xml". Não é necessário alterar as demais configurações do bloco de notas. 

TESTANDO O SITEMAP

Agora que você já programou seu primeiro sitemap, vamos realizar o primeiro teste. Localize o arquivo salvo, e abra no navegador de sua preferência:


Se tudo correu bem, você verá uma tela como esta em seu navegador:


Caso apareça a tela abaixo, você errou em alguma linha do tag. Volte e revise o código:


PUBLICANDO SEU XML

Depois de criado, envie o seu Sitemap para o FTP usado seu programa preferido (nós usamos Fillezila). Se você tiver menos de 50.000 páginas, você pode inserir o XML na raiz pública do seu site (geralmente diretório http, www, etc). No entanto, se seu site for grande, você precisará gerenciar mais de 1 sitemap. Neste caso, crie uma pasta com o nome "sitemaps", que ficará no diretório: www.seusite.com/sitemaps/sitemap1.xml



Após enviar seu XML para o FTP, acesse o link público do seu XML e verifique se o mesmo esta acessível, tal como acessado pela área de trabalho, e sem nenhum erro. 

INSERINDO SEU XML NO GOOGLE 

Agora vamos enviar o XML para o Indexador do Google. Para isso, considero que você já possui uma conta no Google WebMasters: https://www.google.com.br/webmasters/

Também estou considerando que você já inseriu seu site no Console e já verificou a propriedade. Caso não tenha feito isso, procure tutoriais na Internet sobre como adicionar seu site no Google Masters.


Após logar no console, clique sobre a URL do seu site e vá até a opção "Sitemaps"


No canto direito da tela, clique no botão vermelho "ADICIONAR/TESTAR SITE MAPS"


Primeiro, teste a conexão da URL do seu site Digite a URL do sitemap e clique em Sitemap de testes:


Se tudo correu bem, volte ao mesmo botão e agora sim, adicione seu sitemap em definitivo.
Após adicionar, seu sitemap aparecerá abaixo com o status "Pendente" 


Depois de enviar o sitemap, pode ser necessário algum tempo para que o Google processe. Depois que seu sitemap for processado, pode ser necessário mais tempo (ATÉ 4 DIAS!!!) para que o Google consiga rastrear e indexar as URLs incluídas no sitemap. Contudo, o Google não garante o rastreamento de cada URL em seu sitemap ou a indexação de cada URL rastreada, pois ele conta com algoritmos complexos para tomar as decisões de rastreamento. Por isso o número de URLs indexadas geralmente é bem menor que o número de páginas enviadas. Quanto melhor for o S.E.O do seu website, mais páginas serão indexadas. O Google explica isso em sua página.

INSERINDO SEU XML NO BING

Enviar seu sitemap para o Bing também é um processo muito parecido com o Google WebMasters. A página do Bing é: http://www.bing.com/toolbox/webmaster


Particularmente, acredito que a Microsoft tenha superado o Google nesse Console. O WebMaster do Bing é mais completo e organizado que o Google. Para começar, clique na URL do seu site. O Bing não tem como testar o Sitemap, portanto deverá enviá-lo em definitivo:



Adicione a URL do seu XML  e verifique se o Bing reconheceu seu arquivo com "Exito". Depois disso, assim como no Google, aguarde o período de indexação. 


SITEMAPS COM IMAGENS

Também é possível construir XMLs que além de textos e URLs, incluem também imagens. É claro que o processo de edição "na unha" será bem mais trabalhoso. 
Vejamos abaixo como ficaria um XML com URLs + Imagens:


<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9" xmlns:image="http://www.google.com/schemas/sitemap-image/1.1">

<url>

<loc>http://loja.ctmd.eng.br/</loc>

<priority>1.0</priority>

<lastmod>2015-08-20</lastmod>

<changefreq>daily</changefreq>
</url>
<url>
<loc>
http://loja.ctmd.eng.br/197-refrigerador-consul-inox-frost-free-260-litros-2-portas-.html
</loc>
<priority>0.7</priority>
<lastmod>2015-08-07</lastmod>
<changefreq>weekly</changefreq>
<image:image>
<image:loc>
http://loja.ctmd.eng.br/676/refrigerador-consul-inox-frost-free-260-litros-2-portas-.jpg
</image:loc>
<image:caption>REFRIGERADOR Consul Frost Free 263L</image:caption>
<image:title>REFRIGERADOR Consul Frost Free 263L
</image:title>
</image:image>
<image:image>
<image:loc>
http://loja.ctmd.eng.br/2052/refrigerador-consul-inox-frost-free-260-litros-2-portas-.jpg
</image:loc>
<image:caption>
GELADEIRA REFRIGERADOR CONSUL INOX FROST FREE 260 LISTROS 2 PORTAS
</image:caption>
<image:title>
GELADEIRA REFRIGERADOR CONSUL INOX FROST FREE 260 LISTROS 2 PORTAS
</image:title>
</image:image>
<image:image>
<image:loc>
http://loja.ctmd.eng.br/2054/refrigerador-consul-inox-frost-free-260-litros-2-portas-.jpg
</image:loc>
<image:caption>
GELADEIRA REFRIGERADOR CONSUL INOX FROST FREE 260 LISTROS 2 PORTAS
</image:caption>
<image:title>
GELADEIRA REFRIGERADOR CONSUL INOX FROST FREE 260 LISTROS 2 PORTAS
</image:title>
</image:image>
</url>
</urlset>

No código acima, a parte azul corresponde ao cabeçalho padrão
A parte vermelha corresponde ao produto/página indexada
A parte amarela, verde e rosa corresponde as tags para inserção de imagens 
No exemplo acima, temos um código XML com 3 imagens
Observe que todas as imagens estão setadas com título e texto que aparece quando usuário passa o mouse sobre a imagem (caption). 
Não esquecer de fechar as tags conforme </url> </urlset> 

Especificamente, nunca gerei um Sitemap com imagens manualmente.
Plataformas de e-commerce, como o PrestaShop, por exemplo, geram o sitemap da loja automaticamente com as imagens. Mas se você não possui plataforma, a dica que um leitor do nosso blog enviou é usar este site para gerar um sitemap com imagens: http://www.microsystools.com/products/sitemap-generator/help/image-xml-sitemaps/


SITEMAP GRANDE? AUTOMATIZE

Se você possui um website com mais de 500 páginas e não quer fazer todo esse trabalho "na unha", o jeito é automatizar o processo. O programa que será usado aqui para demonstrar o processo automático é o XMap, já comentado acima. 


1. Instale e execute o XMap;
2. Clique em "File" > Cheq URL
3. Digite seu site na caixa 
4. Clique no botão "OK"

Após isso, o aplicativo começará a rastrear todas as página do site. Esse processo é demorado dependendo da quantidade de páginas. Em um site de 350.000 páginas, por exemplo, demorou 14h para rastrear. Deixe o PC trabalhando e vá tirar uma soneca! 

O XMap mostra o andamento do rastreio em "%" no canto direito inferior da tela. 



Quando terminar de rastrear todo o site, ele mostrará a mensagem. Clique em "Não".
Salve uma cópia do arquivo pelo MENU File > Save As para uso futuro, para não precisar montar toda estrutura novamente. 

Com a estrutura do seu site montada, basta ir ao MENU FILE > Create Google Sitemap File


Dê um nome ao seu sitemap, salve-o em seu computador. Abra o navegador e teste contra erros. 

Agora, feche o arquivo novamente, abra-o com o Bloco de Notas e clique no MENU EDITAR > Substituir.

Aqui, você deverá substituir <changefreq> pela sua preferência.
Por padrão, o XMap gera o fullsitemap em "monthly"


Troque a <changfreq> por sua preferência. Clique em "Substituir Tudo". 
Agora, volte no cabeçalho, e substitua apenas a <changfreq> da página principal por <daily>. Se a homepage (index) do seu site é atualizada diariamente, é recomendado que a página principal fique sempre em <daily> e as demais páginas do site conforme seu critério de atualização.

Salve as alterações do arquivo. Abra no navegador novamente e verifique se a alterações estão corretas. Cuidado para não deixar espaço em branco no final da palavra, colocar ponto final, etc

Em seguida, basta exportar para seu FTP e enviar para Google e Bing. 


SITEMAP COM MAIS DE 50.000 LINHAS?

Google e Bing comportam sitemaps de até 50.000 linhas. Considerando que para cada produto/página são necessárias 6 linhas desde abertura da tag <url> até o fechamento </url> podemos contabilizar que cada arquivo de 50.000 linhas irá indexar entre 8 e 10 mil páginas, no máximo. Se for um sitemap com imagens, menos ainda.

Nesse caso, precisaremos dividir nosso arquivo fullsitemap do XMap em vários arquivos menores e enviá-los para os buscadores. Você pode gerar quantos arquivos de sitemap desejar, com nomes diferentes e que não ultrapasse 50.000 linhas. 

1. Abra o fullsitemap gerado pelo XMap no NotePadd++ (botão esquerdo do mouse, Edit With Notepadd ++)



2. Copie o cabeçalho do fullsitemap para um bloco de notas à parte;


3. Agora, selecione as linhas dos produtos/páginas até não exceder o limite de 50.000 linhas, já contabilizando as linhas que reservou anteriormente para o cabeçalho (selecionar por volta de 49.990 linhas).

DICA: Pressione as teclas SHIFT + PG DN (Page Down) para ir descendo no NotePad++ e selecionar mais rapidamente. 

4. Copie e cole o período selecionado na linha abaixo do cabeçalho

ATENÇÃO: Ao copiar e colar, observe se abriu e fechou à última URL com <url> e </url>
Não deixe períodos em aberto.

5. Finalize o texto do arquivo XML com a TAG </urlsetNão deixe linhas sobrando nem espaços em branco no final do documento. Não deixe períodos em aberto.

6. Salve esse arquivo do bloco de notas com "nomedoarquivo.xml"

7. Para certificar-se que não excedeu 50.000 linhas, você pode abrir esse arquivo no NotePadd++ para contar as linhas.

8. Abra o arquivo no navegador e veja se não deu erro. Em caso de erro, abra o arquivo novamente no NotePadd++ e edite até ficar correto. 

9. Envie o arquivo para o seu FTP;

10. Insira no Google e Bing conforme comentado acima.

2ª PARTE (particionando o fullsitemap)

11. Abra um novo Bloco de Notas do Windows e copie o cabeçalho do fullsitemap que esta aberto no NotePadd++; cole no Bloco de Notas do Windows.

12. Agora, copie a partir da linha em que parou no fullsitemap que esta aberto no Notepad ++. Ex: se no primeiro sitemap você foi até à linha 49.990, copie agora do 49.990 até 99.990 do NotePadd++; cole abaixo do cabeçalho no Bloco de Notas do Windows que esta montando.

13. Feche a tag do rodapé do Bloco de Notas do Windows, salve o arquivo no formato XML, teste no navegador, envie para o FTP e suba para o Google e Bing.

Faça isso para gerar todos os sitemaps até conseguir completar todas às linhas do fullsitemap. Ex: se você gerou um fullsitemap de 300.000 páginas no XMaps, então provavelmente você terá 6 sitemap

Ao final, você terá algo como na tela abaixo:



RESUMO:

XMap = será usado para gerar o fullsitemap;
NotePad ++ = será usado para contar as linhas, copiar cabeçalho, períodos, e correções no código
NotePad (Windows) = usado para colar os períodos e montar o sitemap, salvar em XML e definir a função <changfreq>
FTP = local onde seu sitemap ficará hospedado 
Navegador = será usado para testar / verificar se não há mensagens de erro
Google e Bing = indexadores de URLs, robots de rastreamento


Precisa do arquivo modelo para começar a criar seus XMLs?

SITEMAPS

Dúvidas, elogios críticas e sugestões, por favor envie pelo campo de comentários abaixo.

Texto revisado pela última vez em: 23/08/2015

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Autor: Bronzatto, Thiago 
Programador PHP, CMS, CSS, HTML, XML
Tecnólogo em Sistemas para Internet pela UNASP - SP 
Programador no CTMD TI e Professor de Curso Técnico.
Contatos com o autor: suporte@ctmd.eng.br

domingo, 26 de julho de 2015

INTEGRAR MERCADO LIVRE COM PRESTASHOP - Módulos e API - Saiba como publicar e exportar todos os seus produtos do Prestashop para o Mercado Livre


Se você é um lojista do PrestaShop e efetua vendas pelo Mercado Livre, a equipe de programação avançada do CTMD TI tem uma grande novidade. 

Muitos vendedores reclamavam pelo fato de não haver uma integração entre o PrestaShop e o Mercado Livre, mas recentemente esse problema foi resolvido no Brasil.
A equipe de programação do CTMD TI desenvolveu um sistema capaz de integrar o Mercado Livre e o PrestaShop. O sistema AD.Bot 1.0 é capaz de exportar com um clique todos os anúncios de uma Loja Prestashop para o site Mercado Livre.
É possível configurar templates, preços especiais, limites de catacteres, etc.
Para uso do sistema, é necessário que o lojista tenha uma loja Prestashop versão 1.4.8 ou superior, servidor cloud, VPS, semi-dedicado ou dedicado com acesso Shell, e sistema operacional Linux Cent OS com Cpanel instalado. 
O software possui licença full e tem um custo de desenvolvimento de R$3.500 para até 20.000 produtos. Acima de 20.000 produtos a licença custa R$5.999



O ADBot também pode ser desenvolvido para integração com os sites Clasf e QueBarato sob encomenda. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Compre agora sua Licença para o Cpanel!

CTMD TI começa a comercializar licenças do Cpanel.

Um novo produto estará disponível para clientes. A partir de 16/06/2015 será possível comprar Licenças Cpanel para servidores VPS e Dedicados diretamente do Brasil.



O cPanel é um completo painel de controle para gerenciamento de domínios e contas de hospedagem de sites, que possibilita que você tenha total autonomia de configuração e utilização do seu servidor. Com ele, é possível executar tarefas complexas de forma facilitada, sem que seja necessário conhecimento técnico aprofundado. Com o cPanel você terá a oportunidade de fornecer aos seus clientes uma interface profissional para o gerenciamento dos seus próprios servidores e/ou contas de hospedagem/revenda dos seus consumidores finais. Crie e administre contas, senhas, caixas de e-mails, domínios, subdomínios, contas de FTP, páginas de erro, bancos de dados MySQL (e outros), redirecionamentos de domínios, encaminhamentos de domínios e muito, muito mais! O WHM é uma interface de fácil utilização que faz parte da família cPanel e permite que você tenha total controle sobre um número de contas e domínios que você desejar criar para você mesmo ou seus clientes. Você conseguirá, facilmente, definir os limites de configuração, como: espaço em disco das contas, tráfego mensal, quantidade de subdomínios, domínios adicionais, domínios de direcionamento e outros limites relacionados às contas de hospedagem. Além disto, é possível criar, suspender ou eliminar contas do servidor. Uma ferramenta fantástica para revendedores de todos os tipos!
Confira alguns benefícios:


  • Totalmente personalizável com sua Marca
  • Interface completa para administração do seu servidor
  • Painel completo para utilização dos clientes finais
  • Diferentes interfaces para públicos distintos
  • Processo de migração facilitado para a maioria dos hosts
  • Scripts pré-instalados & instalador Fantastico!
  • Gerenciamento fácil de backups
  • Integração multiplataforma E muito, muito mais!


  •  Cpanel

    quarta-feira, 13 de maio de 2015

    HIPER MAIS BARATO - CONSUMIDORES ACUSAM LOJA VIRTUAL DE GOLPE E FRAUDE




    NOVA LOJA VIRTUAL HIPER MAIS BARATO PREOCUPA ESPECIALISTAS E CONSUMIDORES

    Uma nova loja virtual no e-commerce nacional vem preocupando especialistas de Segurança da Informação e começa a despertar a atenção das autoridades. 
    Lançada há pouco mais de 1 mês, a Loja Virtual Hiper Mais Barato bateu o impressionante recorde de 1.700 reclamações em pouco tempo de atividade. Os dados são do site Reclame Aqui, especializado em Defesa do Consumidor Online. 
    As atividades da "suposta empresa" chamam a atenção pela agressividade de marketing que inclui o primeiro lugar no top do buscador Google e nas campanhas de mídia em redes sociais, como o Facebook. Os produtos baratos são a maior atrativo que levam centenas de consumidores a reportar serem vítimas da loja virtual.
    O caso lembra muito o ocorrido com o Dia Magazine que há alguns anos lesou milhares de consumidores, espalhando-se pela rede de forma viral e replicando em diversas outras marcas. A batalha eletrônica só terminou com a intervenção do PROCON e da Fundação Proteste, até que o Ministério da Justiça retirou os sites do ar, mas até hoje milhares de consumidores contam os prejuízos.
    De acordo com o especialista em Direito Digital do CTMD TI, Orlando Almeida, os consumidores devem ficar atentos à reputação das lojas virtuais na internet, e desconfiar de promoções muito vantajosas ou duvidosas. 
    Recentemente até uma webpage foi criada no Facebook para reunir consumidores lesados pela Hiper Mais Barato. Na página, é possível ler vários relatos de consumidores que afirmam serem lesados.

    Os relatos dos consumidores mostram que o site aparenta ser atividade fraudulenta, uma vez que esta a vender produtos mas não entrega as encomendas, caracterizando crime contra a economia popular e lesão à coletividade. O site também não presta o atendimento aos consumidores que reportam, lesados.

    Foi uma consumidora de Bauru - SP quem descobriu o CNPJ da Hiper Mais Barato. Quem esta por trás da marca é EVEREST LOJA DE DEPARTAMENTOS - EIRELI, CNPJ: 19.972.673/0001-31. A empresa declara estar localizada na Av. Nazaré, nº 685, bairro do Ipiranga  - Conjunto 07 - São Paulo - CEP 04263-000. A empresa declarou ainda ter um Capital Social de R$150.000. Foi fundada em 2013 e a proprietária é LUZIA F. FERNANDES. Os dados estão disponíveis no site da Jucesp. Também é possível acessar dados da empresa por meio do site da Receita Federal digitando o CNPJ.

    Muitos consumidores não poupam esforços para recuperar o valor perdido. Uma consumidora de Bauru entrou com ação contra a Hiper Mais Barato por apenas R$89,00. O processo ainda esta em andamento e pode ser visto aqui.

    Outra informação que vale a pena ser destacada é o fato da empresa ser uma EIRELI. No Brasil existem várias modalidades de constituição empresarial, sendo as principais a LTDA, ME, MEI, S.A, EPP e a EIRELI, esta última, tem como caraterística o fato de que o sócio/proprietário não responde com seus bens por qualquer prejuízo causado pela empresa, ou seja, na constituição empresarial EIRELI a pessoa jurídica e a pessoa física não se confundem, o que não acontece com os demais tipos de empresa. Esse tipo de empresa tem sido muito criticada, exatamente porque a maioria dos crimes contra a economia popular estão partindo desse tipo de constituição empresarial. Vide mais informações aqui.

    Como o domínio http://www.hipermaisbarato.com.br esta em posse do Registro.BR, é necessário cautela para utilizar o site de compras eletrônicas, tendo em vista o aumento da demanda de reclamações. Os consumidor também podem entrar em contato com o Registro.BR para registrar uma reclamação. Quando mais reclamações, maior a probabilidade do site ser retirado do ar.

    As reclamações digitais levam a crer tratar-se de mais uma loja virtual no mundo do cybercrime, que existe unicamente com o propósito de lesar consumidores, podendo neste caso contribuir para a criminalidade, e a prejudicar a concorrência nacional. No entanto, somente as autoridades competentes terão poder de com o tempo, atestar se as reclamações dos consumidores e o alerta dos especialistas em segurança digital realmente procedem.


    O especialista em Direito Digital do CTMD TI lembra que os riscos de problemas com as compras ocorrem tanto em lojas físicas, quanto em lojas virtuais, mas no caso das compras eletrônicas, os consumidores tem instrumentos para pesquisar a reputação e idoneidade da empresa antes de efetuar o pagamento. Segundo Orlando, em Lojas novas ou naquelas que o consumidor não tem relacionamento ou experiência de compra, a melhor defesa é comprar com cartão de crédito, pois é possível abrir disputas com as operadoras em caso de não recebimento do produto. "Em situações como essa onde não se pode identificar a pessoa jurídica, o consumidor pode ingressar contra a operadora do cartão se esta se recusar a cancelar a cobrança", afirma o especialista.

    A melhor maneira de se defender contra o não recebimento do produto é solicitar o cancelamento junto à operadora de cartão de crédito. Há casos em que a operado do cartão ou banco se recusa a efetuar o cancelamento. Nesse caso recorrer a PROCON ou ao Pequenas Causas contra o banco/operadora é o melhor caminho. Em caso de pagamento por boleto bancário, o consumidor deve identificar no boleto o nome do banco, e o código do cedente. De posse do código do cedente (que identifica o número do estabelecimento emissor), basta pesquisar nos sites dos bancos para identificar qual agência bancária controla a conta jurídica da empresa emissora. De posse do boleto, o consumidor deve dirigir-se à agência do banco emissor e registar uma reclamação. Também deve comunicar à gerência da agência as fraudes. Em geral, os bancos tem interesse em banir esses tipos de clientes. É importante registrar um boletim de ocorrência também contra a loja.


    O banco e agência emissora do boleto é co-responsável pelos danos, uma vez que os bancos são obrigados a fazer a análise cadastral e auferir todos os dados do lojista antes de permitir que aquela empresa emita boletos bancários. A emissão de boletos bancários pelo lojista não é um processo simples. Quase sempre, o banco também foi lesado com dados falsos para abertura da conta. 

    Outro problema esta no uso de intermediadores de pagamento. Deve-se evitar ao máximo efetuar compras com Mercado Pago, PagSeguro, Bcash e similares. Essas empresas foram criadas com o propósito de intermediar a relação lojista-cliente, mas na prática, a segurança delas não funciona. Quase sempre o consumidor tem que envolver uma 3ª pessoa na negociação. Além disso, por serem aplicadas comissões, as compras quase sempre saem mais caras. O PagSeguro, por exemplo, cobra 3% de juros por parcela do consumidor, quando o padrão do mercado esta entre 0,99% a 2% a.m. Só o Mercado Pago, que opera pelo site Mercado Livre tem mais de 15.000 reclamações não atendidas e sua nota no site Reclame Aqui é menor que 2 (algo como muito ruim). Essas empresas aproveitam da morosidade judicial e são recordistas de processos na justiça que levam anos para serem solucionados.

    No entanto, antes de sair por aí reclamando da loja, registrando B.O ou comunicando à agência, deve-se certificar que a loja realmente descumpriu os termos da venda. Se os prazos estiverem excedidos, houver dificuldade de comunicação ou não entrega do produto, são bons motivos para registro da queixa. Caso contrário, tente chegar a um acordo com o lojista, pois dependendo da queixa feita, poderá ser entendido como falsa comunicação de crime. 

    No caso da Hiper Mais Barato, as evidências demonstram se tratar de golpe virtual. Os certificados de segurança do rodapé do site, por exemplo, não funcionam. São apenas images para falsear a segurança, mas não levam a nenhuma organização de validação de segurança. A aparência gráfica do site esta muito bem organizada, mas é possível notar uma desconformidade na coloração do site. O consumidor também deve ficar atento a recursos gráficos exagerados. Por exemplo, o botão comprar da loja Hiper Mais Barato é um ícone animado que induz o consumidor a compra "imediatista". É como se a loja quisesse levar o consumidor a comprar logo quando ele entra, sem se importar com as especificações do produto, explica o Especialista Orlando Almeida.

    As evidências contra a Hiper Mais Barato são tão fortes, que até vídeos a "empresa" confeccionou para o YouTube. Se confirmado, trata-se de uma quadrilha que construiu um tipo de fraude altamente sofisticado.



    A maioria dos consumidores quase sempre sabe do risco de golpe quando efetua a compra. "É como se aquela pulga estivesse atrás da orelha, mas a vontade de comprar é tanta e o preço tão atrativo que deixam a desconfiança de lado", comenta Orlando. O vídeo abaixo demonstra bem-isso. Notem que a consumidora tinha ciência do risco quando efetuou a compra:


    Confira algumas dicas para evitar cair em golpes de lojas virtuais: 

    1. Antes de comprar, teste o atendimento da loja. Ligue nos telefones da empresa, chats, skype, etc. Verifique se o atendimento é profissional ou amador. Antes de comprar, ligue ao menos 2 ou 3x, nem que seja a nível de pesquisa ou curiosidade. 
    2. Verifique a URL da loja, se contem o ".BR". Evite comprar em sites somente com domínio ".com". Geralmente são lojas hospedadas no exterior.
    3. Observe atentamente o design do site. Verifique a qualidade das imagens, coloração e erros de português. Quase sempre os criminosos não são cuidadosos. 
    4. Compare os preços. Preços muito vantajosos é certeza de golpe!
    5. Envie alguns e-mails, teste o tempo de resposta, verifique como as mensagens são respondidas e organizadas.
    6. Localize certificados de segurança (geralmente no rodapé do site) e clique sobre eles para verificar se realmente conduzem a uma entidade certificadora
    7. Pesquise a empresa nas redes sociais
    8. Verifique a reputação da empresa em sites de Reclamações
    9. Evite lojas que exijam uma única forma de pagamento, ex: só boleto, pedidos de depósito bancário, etc.
    10. Leia o contrato e a política de privacidade do site.
    11. Imprima tela à tela o pedido. 
    12. Se a loja disponibilizar o endereço físico e CNPJ, use o site da Receita Federal e Correios para analisar esses dados. Observe que essas informações não são mais informações públicas. A loja só fornece o CNPJ se ela quiser. Uma portaria da Receita Federal retirou a obrigatoriedade de fornecimento desses dados, ficando a critério do lojista disponibilizá-los ou não na rede mundial de informações. 
    13. Não compre por impulso. Substitua o "olhou, comprou, pagou, chorou" por "olhou, pensou, analisou, testou, checou, conversou, negociou, pagou, comemorou. 

    Abaixo você pode conferir a lista das 10 varejistas mais confiáveis para se comprar online:

    1. Americanas
    2. Extra
    3. Magazine Luiza
    4. CTMD ESHOP 
    5. Wallmart
    6. Ponto Frio
    7. Submarino 
    8. ShopTime
    9. Kabum
    10. Ricardo Eletro


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    quinta-feira, 9 de abril de 2015

    PROCON processa Extra, Casas Bahia, Ponto Frio, Ricardo Eletro e Elextrolux

    Procon vai à Justiça contra Casas Bahia, Extra, Ponto Frio, Ricardo Eletro e Electrolux após defeitos em geladeira

    Empresas colecionam milhares de reclamações tanto em Lojas Virtuais quanto em Lojas Físicas; e se recusam a fazer troca como manda o CDC.


    O Procon do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil pública contra a Electrolux e as redes Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom) e Ricardo Eletro para garantir ao consumidor o direito à substituição de refrigeradores que apresentam defeitos, à devolução do dinheiro ou ao abatimento do valor pago na compra de outro produto, conforme é determinado pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) pela legislação em vigor em situações envolvendo produtos essenciais, como geladeiras. 
    A Via Varejo informou que não foi notificada e nem teve acesso à íntegra da ação proposta pelo Procon-RJ. "A empresa reforça ainda que pauta suas ações no respeito e na transparência com seus clientes, atendendo todas as normas e regulamentos de proteção ao consumidor.” Procurada, a Ricardo Eletro ainda não se pronunciou. 
    A Cnova, empresa dona dos sites Extra.com.br, Pontofrio.com e Casasbahia.com.br informa que até o momento não recebeu nenhuma notificação a respeito da referida ação. A empresa reafirma que o respeito ao consumidor está no centro de seu negócio e, portanto, segue rigorosamente a legislação vigente e mantém relação de diálogo com diversos órgãos de defesa do consumidor, com o intuito de aprimorar constantemente seus processos internos.
    Caso o pedido de liminar seja acatado, as empresas terão que cumprir essa determinação antes mesmo do julgamento da ação pela na 1ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça ou pagar uma multa diária de R$ 50 mil.
    O Procon-RJ verificou que as geladeiras fabricadas pela Electrolux vêm apresentando problemas constantes, como refrigeradores que não gelam ou que gelam demais – a ponto de congelar os alimentos –, e defeitos elétricos. O órgão afirma que foram constatadas dificuldades na assistência técnica, como falta de peças de reposição. Muitos consumidores também reclamam da má qualidade do serviço prestado pelas oficinas indicadas pela Electrolux.
    As redes Ricardo Eletro e Via Varejo foram citadas na ação por estarem se recusando a trocar o produto, mesmo se tratando de um bem essencial, o que, de acordo com o parágrafo 1° do art.18 do Código de Defesa do Consumidor, deveria eliminar o prazo de 30 dias para conserto, recebendo seu dinheiro de volta ou uma nova geladeira de qualidade igual ou superior.   
    A ação (0114991-59.2015.8.19.0001) também pede para que a Justiça obrigue a Elecrolux a melhorar a qualidade das geladeiras, comprovando as mudanças por meio de relatórios semestrais. Em caso de descumprimento, o Procon Estadual pede a aplicação de uma multa diária de R$ 50 mil para a Electrolux, a Via Varejo e a Ricardo Eletro.
    As três empresas também deverão indenizar, da maneira mais ampla e completa possível, os danos morais e materiais causados aos consumidores.

    Fonte:
    http://economia.ig.com.br/empresas/2015-04-09/procon-vai-a-justica-contra-casas-bahia-e-electrolux-apos-defeitos-em-geladeira.html

    sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

    VENDER E ANUNCIAR GRÁTIS NO CTMD ESHOP MARKETPLACE


    Lojista, agora você também pode vender seus Produto no CTMD ESHOP! Saiba como:

    Quer ter todos os seus produtos expostos na vitrine da maior loja online do Vale?
    O CTMD ESHOP permite que vendedores e lojistas ofereçam seus produtos através da plataforma de vendas que mais cresce no Brasil. 

    Com CTMD ESHOP Marketplace você cadastra seus produtos, e toda venda é feita através do Portal CTMD ESHOP. Você só precisa enviar o produto ao consumidor, e num prazo de 5 a 10 dias úteis recebe o valor diretamente em sua conta bancária, mesmo que o consumidor tenha parcelado a compra. 

    É isso mesmo! Você recebe o valor da sua venda em uma única vez, descontado apenas as taxas da operadora e uma pesquena comissão sobre suas vendas.

    Não perca tempo! Solicite hoje mesmo a adesão do seu negócio e comerce a vender para todo Brasil. 

    Critérios para vender no CTMD ESHOP

    • Cadastro de empresa como pessoa jurídica, 
    • CNPJ e Inscrição Estadual com no mínimo 06 meses de atividade;
    • Disponibilizar número de telefone fixo para contato;
    • Os produtos devem atender a demanda de interesse do CTMD ESHOP,  e devem ser compatíveis para inclusão em uma das categorias da loja (vide MENU suspenso na Home Page da Loja);
    • Produto deve ser tangível e voltado para comercialização de varejo, não realizamos venda de serviços 
    • Emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
    • Ter boa conduta e boa reputação nas redes sociais
    • Não possuir mais do que 2 registros no SCPC/Serasa, ou dívida liquida de alto valor agregado. Os cadastros da empresa e dos sócios serão consultados junto ao banco do SCPC/Serasa
    • Possuir conta bancária corrente ou poupança preferencialmente no banco Caixa Econômica Federal
    • Ter no mínimo 3 peças em estoque e à pronta entrega do produto que deseja vender
    • Obedecer ao prazo de postagem do produto em até 3 dias úteis. 
    • Assinar o Contrato de Filiação do Lojista
    • Ler e implementar o Manual do Lojista MarketPlace

    Como Funciona o Marketplace? 

    Marketplace é uma espécie de Shopping Online com várias lojas oferecendo diferentes produtos.
    Após ter o seu cadastro aprovado, você receberá um login e senha para acesso à área de vendedor do CTMD ESHOP, onde poderá publicar os seus produtos. As ofertas entram no ar imediatamente após a publicação. 
    O Consumidor visualiza a sua oferta e realiza a compra por meio do Portal CTMD ESHOP, Chat ou Televendas, tão logo você recebe um e-mail contendo os dados do pedido e o endereço de envio do produto. Assim que comprovarmos a entrega do seu produto, imediatamente você terá liberado o valor da sua venda diretamente em sua conta bancária conforme os prazos estipulados que variam de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo Consumidor. 

    Tenho que pagar alguma mensalidade para usar o CTMD ESHOP Marketplace?

    Não, a filiação ao CTMD ESHOP é grátis!
    Cobramos apenas uma pequena comissão de 10% sobre suas vendas. Se não vender, não paga nada.

    Quais são os prazos para resgatar os Recebíveis.

    Boleto Bancário: 3 a 5 dias úteis após comprovação da entrega;
    Cartão de Crédito: 10 a 15 dias úteis após comprovação da entrega;
    Cartão de Débito: 3 a 5 dias úteis após comprovação da entrega;
    Depósito Bancário: 3 dias úteis após comprovação da entrega; 
     
    Como comprovo a entrega do meu produto? 

    A comprovação da entrega dá-se mediante envio pelos Correios com código de acompanhamento ou checklist da transportadora com a Nota Fiscal assinada pelo consumidor atestando o recebimento. Esses documentos deverão ser inseridos e anexados em seu painel de vendedor dentro do site. 

    Quem envia o produto vendido?

    Os produtos vendidos serão sempre despachados pelo lojista de acordo com as normas de etiquetas do CTMD ESHOP

    Como calculo as comissões e taxas bancárias?

    O CTMD ESHOP disponibiliza uma calculadora automática em Excel que é parte integrante do material fornecido na etapa de filiação. Com ela você poderá realizar simulações de vendas.

    Posso vender produtos sem estoque ou produtos usados?

    Não! É terminantemente proibido ofertar produtos que não haja estoque no lojista, produtos usados, avariados ou em desformidade com os padrões de qualidade.

    Como solicitar o Credenciamento?

    A solicitação de credenciamento do lojistas deverá ser enviado diretamente ao Gerente de Empresas e Governos para análise no e-mail: empresas@ctmd.eng.br com o título "Filiação MarketPlace"
    Após análise, o gerente enviará resposta positiva ou negativa. Você deve enviar também os seguintes documentos:

    • Cópia do Cartão CNPJ de sua empresa; 
    • Cópia da Inscrição Estadual;
    • Contrato Social ou CMEI;
    • Lista com os principais produtos que deseja vender;
    • Cópia do RG e CPF do Responsável pelo cadastro do MarketPlace;
    • Comprovante de Endereço de um dos sócios e da empresa;
    • Cópia de estrato bancário referente aos últimos 90 dias.
     
    Quais as Vantagens para vender no CTMD ESHOP?

    • Produtos disponíveis em uma das plataformas líderes de vendas no Brasil;
    • Ampliação do alcance das suas ofertas para todo Brasil;
    • Plataforma simples, intuitiva e fácil de usar;
    • Diferentes formas de pagamentos para seus consumidores;
    • Anúncios exportados para OLX, Bom Negócio, QueBarato, Toda Oferta e Mercado Livre;
    • Busca de anúncios em integradores XML, pesquisas do Google, ShopMania e Buscapé; 
    • Propagandas em redes sociais, Facebook, Twitter e Linkdin;
    • Campanhas de e-mail marketing diárias.

    Visite o site para mais informações: http://loja.ctmd.eng.br/content/20-marketplace