sábado, 30 de novembro de 2013

HOTMAIL CORPORATIVO, YAHOO EMPRESARIAL, HOTMAIL PARA EMPRESAS, YAHOO PARA EMPRESAS, YAHOOMAIL EMPRESARIAL, OUTLOOK EMPRESARIAL, OUTLOOK PARA EMPRESAS, EMAIL EMPRESARIAL, EMAIL CORPORATIVO, PLANOS

CONHEÇA SOLUÇÕES DE E-MAIL PROFISSIONAL PARA SUA EMPRESA USANDOS AS PLATAFORMAS ONLINE DO Hotmail (Outlook.com), Google Apps (Gmail) ou YahooMail. 



Milhares de empresas em todo mundo e principalmente no Brasil buscam todos os dias melhores ferramentas de gestão de e-mail para seus negócios. 

E-mail que não chega,  mensagens caindo frequentemente na caixa de spam, lentidão da plataforma, limites, desformatação das mensagens e servidor fora do ar são algumas das reclamações que recebemos diariamente de empresas que classificam um estado critico da comunicação com seus clientes. 
O serviço de e-mail é hoje a principal ferramenta de trabalho de qualquer empresa que queira fazer negócios em todo o mundo. 
Os problemas começam quando o servidor de e-mails não trabalha bem, e isso esta quase sempre ligado à qualidade da hospedagem contratada.
Em geral, as hospedagem oferecem plataformas muito enxutas e serviços de e-mail, que deixam muito a desejar tanto na questão de eficiência quanto na disponibilidade de recursos. 
Hoje, especialistas em SolutionsMail concordam que as três melhores opções de mercado são o E-mail Corporativo do Gmail (Google Apps), o HotmailCorp, e o YahooCorp. Vamos analisar cada um deles e verificar quais são as vantagens de desvantagens e como migrar os seus e-mails da hospedagem atual para uma dessas plataformas. 


PRIMEIRO PASSO: CESSÃO DO REGISTRO MX 


A primeira coisa que você tem que saber para migrar seu e-mail para qualquer plataforma de e-mails na nuvem (https) é desvincular o seu serviço de e-mail da hospedagem, seja ela qual for, Locaweb, Hotel da Web, HostMídia, etc, precisará de uma permissão. Essa permissão é chamada de "Cessão de Registro MX", uma espécie de Portabilidade. 


Chamamos de e-mail em nuvem qualquer serviço de e-mail que é acessado via navegador (https). São exemplos de e-mail em nuvem: HOTMAIL, YAHOO, BOL, IG, etc. 
Outros servidor de e-mail são os offline, como Microsoft Outlook, Thunderbird, IncrediMail, OperaMail, etc. 
No contexto atual, esses aplicativos de e-mail offline tendem a desaparecer, prova disso é que o número de usuários com e-mail em nuvem é 6x maior que aqueles que usam Microsoft Outlook, por exemplo. 

Em geral, as hospedagem cedem com muita facilidade a cessão do domínio. Em geral, basta-se fazer um pedido de cessão que elas oferecem de imediato a chance de o cliente ir para outra plataforma. Para as hospedagens, isso significa menos consumo de hardware e suportes, por isso se você pretende mudar seus e-mail para uma plataforma em nuvem, saiba que dificilmente irá encontrar resistência. 

Mais o que é um Registro MX? 

É uma linha de comando binária exclusiva do seu domínio de e-mail. Assim, quando um provedor envia mensagens, ele irá converter o endereço do destinatário em comandos binários e desta forma, tentará encontrar o servidor para entrega. Tudo isso é feito em nanosegundos sem que você veja ou saiba que isso esta acontecendo à partir de um único clique no botão "Enviar". 
Numa abordagem mais técnica, Registros MX são configurações DNS associadas a seu domínio que direcionam os e-mails do domínio para os servidores que hospedam as contas de e-mail de seus usuários. Essas configurações são gerenciadas por seu host de domínio. Para garantir que os e-mails sejam sempre entregues, você deve criar registros para vários servidores para que todos eles possam entregar e-mails para os usuários (quando você assina um plano de hospedagem isso é feito automaticamente). Dessa maneira, se um servidor estiver inativo, os e-mails poderão ser roteados para outro servidor. Para determinar quais servidores serão tentados primeiro, atribua prioridades e use valores como 10, 20, 30 e assim por diante. O valor mais baixo corresponde à prioridade mais alta.

Por exemplo, se o domínio example.com tem dois registros MX — 10 mail1.example.com e 20 mail2.example.com — o e-mail é entregue primeiro ao 10 mail1.example.com, pois ele tem a prioridade com o número mais baixo. Se esse servidor estiver inativo, o e-mail será redirecionado para: 20 mail2.example.com, e assim por diante. Se diferentes registros MX tiverem a mesma prioridade, um servidor será escolhido arbitrariamente.

GOOGLE APPS: OS EMAIL DE SUA EMPRESA DENTRO DO GMAIL.

IDEAL PARA: EMPRESAS QUE QUEREM PROVEDOR DE E-MAIL MUITO PROFISSIONAL
O Google Apps é a solução de e-mails corporativo do Gmail. Nesta solução, você pode usar email@suaempresa.com.br para responder ou enviar seus e-mails. Nesta solução, você paga para tirar a marca do provedor e inserir o da sua empresa. A plataforma de uso é a mesma do Gmail Tradicional Gratuito, mas seus clientes não saberão que você usa o Gmail para escrever e enviar suas mensagens. 

ALGUMAS VANTAGENS DO GOOGLE APPS
1. Melhor plataforma para redigir e-mails. Possui mais recursos de formatação e é rápida para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
2. Ótimo para trabalhar com imagens que podem ser copiadas e coladas de qualquer aplicativo diretamente para o corpo da mensagem do Gmail
3. Melhores recursos para o Administrador e Controle de Contas 
4. Integrado com outros Canais como Blogger, YouTube, Google Maps, Chrome, etc.
5. Utiliza servidor IMAP, mais modernos e mais rápidos. 
6. Não possui nenhum tipo de propaganda
7. Plataforma aparentemente mais bonita que outros provedores de e-mail. 
8. Sem contrato de fidelidade 
9. Sem taxa de instalação 

DESVANTAGENS DO GOOGLE APSS
1. Extremamente caro para os padrões brasileiros. Aproximadamente R$150,00/ano para cada usuário. Ou seja, uma empresa que tiver 50 funcionários terá um custo de +- R$7.000 / ano. 

2. Pagamento da mensalidade somente via Cartão de Crédito. 
3. Maior dificuldade para configurar aplicativos offline 
4. Suporte somente com exterior
5. Baixo número de usuários no Brasil
6. Não interage diretamente com as Redes Sociais 

HOTMAILCORP: OS EMAIL DE SUA EMPRESA DENTRO DO HOTMAIL

IDEAL PARA: PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS - MENOR CUSTO 
O antigo Hotmail, agora chamado de Outlook.com passou por várias transformações e experiências ao longo dos anos. Em 2007, quando lançou o Windows Vista a Microsoft já deseja aprimorar sua ferramenta de e-mail, mas o Windows Live Mail, um aplicativo embutido no próprio Windows Vista que era baixado através do antigo MSN Messenger, fracassou. Os usuários continuaram usando o site do Hotmail.com e a Microsoft acabou abandonando a ideia de embutir um serviço de e-mail nas versões do Windows. 
O sucesso veio com o abandono da marca Hotmail e o lançamento de uma nova plataforma em 2012, o Outlook.com. No começo, muitos usuários estranharam, mas depois a maioria migrou para a nova plataforma em nuvem. 
Hoje, segundo dados da própria Microsoft, mais de 400 milhões de empresas ao redor do mundo usam o Outlook como provedor de e-mail, seja pelo HotmailCorp, através do Office 365 ou pelo Exchange. Nos EUA, o Exchange é o mais usado, mas no Brasil o Office 365 é o que que mais teve adesão das empresas, principalmente governos e universidades. 
Para as pequenas e médias empresas brasileiras, a solução só chegou no 2º semestre de 2013 por meio do CTMD TI, única empresa da Rede  Partners Microsoft que oferece o HotmailCorp no Brasil. 
O HotmailCorp, assim como o Google Apps, permite ao usuário ler e enviar todos os e-mails a partir da plataforma mais utilizada no mundo. Cerca de  1,2 bilhão de pessoas usam o Hotmail como provedor de e-mail.
O Hotmail/Outlook.com já foi disparado o líder de mercado absoluto nos serviços de e-mail, até a chegada do Gmail. Hoje, o Outlook.com detém cerca de 54% do mercado contra 35% do Gmail e 19% de outros provedores. 

VANTAGENS DO HOTMAIL CORP
- É a plataforma mais usada no mundo e também a mais conhecida dos usuários

- Esta integrado ao Skype, mensageiro instantâneo mais utilizado em todo o mundo
- Planos mais baratos. O plano de 50 contas de e-mail sai a partir de  R$149,99, ou seja, R$3,00/mês por cada usuário. É o preço de um cafezinho! 
- É rápido para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
- É integrado com o Microsoft Office Outlook e também utiliza servidor IMAP. 
- Melhor organização de pastas que no Google Apps, este último usa marcadores 
- Integrado com Facebook e as principais redes sociais 
- Melhor funcionalidade em dispositivos móveis, como celulares e tablets. 

DESVANTAGENS DO HOTMAIL CORP
- Não possui tantos recursos para trabalhar com imagens no corpo do texto 

- Anexa arquivos mais lentamente que o Gmail 
- Tem menos recursos de formatação (menos cores, menos tipo de letras, etc)
- Propagandas em todos os módulos, tanto grátis como pago, porém, em menor quantidade nos planos do HotmailCorp
- Plataforma aparentemente mais enxuta, mais "feinha" (o que pode funcionar melhor em PCs mais lentos e dispositivos móveis).
- Limite de 500 contas de e-mail corporativo
- Contrato de fidelidade: 06 meses 
- Taxa de adesão a partir de R$199,99 

YAHOOCORP: TENHA ATÉ 1000 CONTAS DE E-MAIL NUMA PLATAFORMA TOTALMENTE PROFISSIONAL

IDEAL PARA: GRANDES EMPRESAS COM MUITAS CONTAS DE E-MAIL. SITES COM DOMÍNIO.COM OU .NET 
Se você é fã do Yahoo, você pode ler todos os seus e-mails na plataforma que já foi uma das lideres de mercado no Brasil e nos EUA. A Yahoo Inc tem feito um grande esforço para não perder mercado frente a dura concorrência do HotmailCorp e o Gmail Apps. 
A plataforma do Yahoo Corp é a mesma tradicional que os usuários já conhecem, e se assemelha muito ao Gmail. 
Para usuários que buscam uma plataforma mais parecida com o Gmail, vale a pena assinar um dos planos do Yahoo Corp.

VANTAGENS DO YAHOO CORP 
- É uma das plataformas mais usadas no mundo;

- Planos mais baratos que o Gmail; plano de 250 contas de e-mail sai a partir de  R$330,00 ou seja, R$1,32/mês por cada usuário. É o preço de dois cafezinhos 
- É rápido para responder e enviar. Raramente dá erros ou apresenta instabilidade.
- Também utiliza servidor IMAP. 
- Melhor organização de pastas que no Google Apps, este último usa marcadores 
- Maior número de contas: até 1000 contas de e-mail corporativo 

DESVANTAGENS DO YAHOO CORP 
- Só aceita domínios .com e .net 

- Os banners de propaganda no canto direito são maiores;
- Menos configurações de Administrador 
- Necessita de cartão de crédito internacional para cobrança mensal de cerca de U$$30,00 
- Contrato de fidelidade mínimo de 1 ano 
- Taxa de adesão a partir de R$299,99 

CONCLUSÃO:
Seja qual for a plataforma de e-mail que você vai escolher, das três opções acima: Gmail (Google Apss), Hotmail (Outlook.com) ou Yahoo Corp, a escolha esta quase sempre ligada ao gosto pessoal do usuário. Pede-se Yahoo ou Hotmail por esta mais acostumado com essa ou aquela plataforma. 
Independente do visual, vimos que todas as três são as melhores opções de provedor de e-mail existentes no mercado atualmente. 
Qualquer destas escolhas sem dúvida resolverá o problema de sua empresa com a gestão e tráfego de mensagens.
Ao gestor de TI, cabe somente analisar as características técnicas de cada um, como por exemplo, o limite de criação de contas, a formatação, etc. 
Agora que você já conhece um pouco mais das soluções de e-mail corporativo do CTMD TI, basta entrar em contato conosco e contratar a solução desejada. 
 Veja nossos Planos

Autor: Radassi, Aline 
É Analista de Suporte (ITIL) de no CTMD TI, trabalha há 8 anos na área de programação de computadores. Possui 3 certificações profissionais e formação em Tecnologo de Rede de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ambos pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo). Contatos com a autora: suporte@ctmd.eng.br 

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir